quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ano velho, vida nova - mudança 2



Seguindo a linha do "não deixe pra amanha o que vc pode fazer hoje", uma mudança que marcou esse ultimo quarto de 2016 foi uma mudança essencial, e super bem-vinda:


resolvi desistir


Eu, virginiana ao pé da letra, dessas perfeccionistas, que levam tudo a cabo, tudo ate o fim, resolvi desistir.


Comecei a deixar pra la umas coisas. Depois, larguei uns planos. Por fim, comecei a desistir de ideias. E de pessoas.


Recentemente, eu passei por um sustinho de saúde, e meu medico falou que, dentre outras coisas, a causa do problema era stress. Que eu precisava relaxar mais... E eu pensando: "mas eu ja trabalho de casa!" So que trabalho não é minha principal fonte de inquietação... E eu demorei pra entender isso... 



Eu tive que fazer uma buscar interior muito potente e ser muito honesta comigo mesma, pra entender o que me deixa realmente tensa, ansiosa, o que me tira o sono... Nem sempre são as coisas (ou pessoas) obvias. Nem sempre são fatos externos - as vezes é so a pressão interna, aquela que eu mesma me coloco, que causa essa pane no sistema.




E dai que pra aprender a desistir, é dureza... Dizer NAO quando vc, ate agora, so disse SIM, é tenso... Pra mudar de atitude, pra enxergar situações e pessoas de uma forma diferente, é difícil... Principalmente ME enxergar com esse novo posicionamento - ainda esta sendo difícil. E é um processo de conscientização: como estou acostumada a encarar tudo do mesmo jeito, ha anos, eu preciso focar no resultado que eu to realmente querendo pra poder ver com os meus novos olhos.



Uns anos atras, eu comecei um mestrado de psicologia aqui nos EUA. Depois do primeiro semestre, desisti. Não era bem o que eu esperava que fosse, não curti a faculdade, a metodologia, enfim, não rolou. Pra tomar essa decisão, foi dureza. Mas agora, considerando tudo que aconteceu na minha vida profissional depois dessa decisão, não me arrependo em nada de ter desistido. Os caminhos que eu trilhei pos-desistencia, não foram terríveis, muito pelo contrario: solidifiquei ainda mais a minha carreira, e estou bem posicionada no mercado - tenho zero reclamações.




Estou me baseando nesse caso de sucesso, ou melhor, nessa desistência de sucesso, pra olhar pra situações e pessoas, e friamente me questionar: 

vale a pena?

Se a resposta começar com "não" (não sei, não mesmo, não - de jeito nenhum, não agora, não amanha, não!), to largando de lado, deixando pra la, walking away...



Praticamente um mix de desapego com foco no meu próprio umbigo: afinal, esse é o único umbigo que tenho... 





quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Ano velho, vida nova - mudança 1



Eu sempre encarei o fim de ano como a época de fazer balanços, ver o que esta funcionando, o que precisa ser mudado, etc. Esse ano, algo interessante aconteceu: as coisas foram se desenvolvendo gradualmente, e me levando as conclusões que eu precisava chegar de forma natural - e não fez sentido esperar 2017 chegar para colocar as mudanças necessárias em pratica...

Eu li em algum lugar que o ator Will Smith teria dito que não faz resoluções de ano novo, porque se é algo que ele pode mudar ou fazer desde ja, por que esperar?

E agora, aqui estamos, no fim de dezembro de 2016 e eu ja estou ha alguns meses experimentando coisas novas... E é uma dessas coisas que quero falar em especial: 



virei vegetariana





Quem me conhece sabe que eu sou era carnívora mesmo: a rainha da churrascaria!

Evidencia numero 1

Sempre gostei de carne, de todos os tipos, e acho que apesar de não estar comendo, posso dizer que ainda gosto (posso? Não sei... sou nova nisso). Mas a dieta vegetariana caiu direitinho no meu contexto de vida: eu gosto muito de ovos, leite e derivados (queijos!!!), vegetais e legumes, tofu, e pra completar, ha alguns anos atras achei o shake de proteína que mais se encaixou com meu perfil e paladar - que alias, deixa eu ja fazer esse parêntesis aqui: proteína não é so animal, tem proteína nos vegetais também...  



Desde ja deixo claro que esse post não é pra tentar converter ninguém, nem nada. So vim aqui contar essa historia, porque acho que se eu - que nunca achei concebível trocar minha picanha por bolinho de abobrinha, consegui-, as vezes outras pessoas se inspiram e naturalmente, partem pra essa pegada também... A gente tem muitas definições e "falsas verdades" na nossa cabeça, que na maioria das vezes são frutos de marketing forte e capitalismo. Nada contra - desde que não me mate ou faca mal... 



Então, aqui vai minha lista de motivações:

a) Frango: pipou... ja deram uma olhada o que ta acontecendo com o frango? Aqui na gringa pelo menos, frango é super barato, cada peito que mais parece um lombo de porco, de tao grande e gorduroso. Se você cozinha, e ja preparou um frango caipira, você sabe o tamanho normal que ele deve ter... Aqui os bichos são surreais! é muito hormônio, muito antibiótico, e muita crueldade...



b) Boi: um dos maiores poluentes da Terra. Essa "produção" em massa esta destruindo nossa camada de ozônio. Acham que eu to de brincadeira? Leiam esse artigo da Time aqui.



Entenderam ne?

c) Porco: nao é a escolha mais saudável por causa da gordura, e consequentemente colesterol. 
Alem disso,
eles são uns fofos 



e super inteligentes



d) Peixe: a maioria dos peixes que comemos tem muito mercúrio, o que não é legal...

e) Outros: eu gosto de cordeiro, ocasionalmente pato e mariscos. Mas nao faço tanta questão... Tem motivações pra cada um deles também, mas em geral, tem a ver ou com saúde ou pena dos bichinhos...

Enfim, acima de tudo, minha decisão tem muito a ver com saúde. Tanto é que muito provavelmente, eu voltarei a incorporar peixes e frutos do mar no futuro, pois esses são mais fáceis de verificar a procedência, e com isso da pra tentar fazer uma escolha mais saudável... Alem disso, eles são fontes de outras coisas positivas, como Omega-3, vitaminas do complexo B, D, etc...

Nem tao radical viu?
Como falei no começo, essa é uma das mudanças que eu ja fiz esse ano, não esperei 2017 chegar pra tomar essa atitude... E confesso que não to sentindo aquela pressão de janeiro, aquela sensação de "segunda-feira eu começo"... To me sentindo é super bem e mais saudável do que antes - e to gostando de saber que é assim que começarei o ano novo :)






terça-feira, 20 de dezembro de 2016

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Santa Nuvem

Em 2014, tomamos uma decisão que mudou nossas vidas: comprar uma casa.

A face plena de quem assinou um contrato de (glup!) 30 anos!

Pode parecer meio atrasada, afinal em 2014 tínhamos ja 6 anos de casados, e normalmente as pessoas resolvem essa parte ANTES do casamento. Mas como nos casamos e viemos morar na gringa, e tudo ainda era muito provisório e incerto, resolvemos alugar um ape, e ver qual era.

Nosso primeiro apartamento na America, The Parks at Hunters Creek :)

A experiencia de aluguel aqui nos EUA vale um post individual: temos muitas historias, e a maioria, de sucesso. E por isso mesmo, nos acomodamos com a situação, ate o dia que paramos e fizemos umas contas, e percebemos que tínhamos como bancar um mortgage (hipoteca) de uma casa própria...

Depois de pesquisar minuciosamente (quem me conhece sabe que estamos falando de planilhas de excel, pastas codificadas com cores, etc), escolhemos a cidade de St. Cloud.



St. Cloud é a típica cidade pacata, que poderia estar localizada no interior dos Estados Unidos, nesses estados que a gente ate esquece que existem... Mas ao mesmo tempo que esta longe de tudo, St Cloud também esta na boca do gol, e faz parte da região metropolitana Orlando-Kissimmee-Sanford.

Eu fiz esse mapa "migratorio" passando pelos lugares onde moramos. KB é o nome da construtora... E os pontilhados mostram um caminho imaginário entre Celebration (de onde a gente veio) pra St. Cloud (onde a gente esta :)
Nos interessamos imediatamente, nao so pelos preços acessíveis das casas, mas pelo lugar como um todo: a paisagem da região é incrível!




Agora, dois anos e meio que moramos aqui, estamos observando uma valorização das casas, crescimento dos bairros e comercio, e um desenvolvimento de maneira geral da cidade.

Houve uma época em que a qualquer momento do dia, dava pra sentar no meio da rua... Agora, nem tanto...

Alem disso, estamos mais adaptados as distancias das coisas, que realmente, em quilômetros é maior, mas em tempo é praticamente a mesma coisa de onde vivíamos antes: a diferença é que aqui não pegamos transito. Então, tudo que fazíamos antes, como ir a Disney, jantarzinho em Dr. Phillips, shows e jogos em downtown Orlando, tomar um vinhozinho em Winter Park, etc, continua acontecendo - a distancia realmente não atrapalha em nada.

Tudo bem que a gente tem nossos bonequinhos aqui tb...

Confesso que as vezes da uma preguiça de sair... Mas é porque eu acho difícil trocar essa vista por qualquer coisa... 





Eu realmente amo esse lugar!












terça-feira, 13 de dezembro de 2016

As pimentas chili vermelhas e quentes estão de volta!




Depois de uma sumidjenha básica  voltamos a nossa programação normal, e agora pra falar de uma banda que eu amo e que lançou, o que eu considero, um dos melhores álbuns da carreira...



Olha, se vcs ainda não escutaram, parem TUDO e cliquem aqui para uma lista completa do The Getaway, do meu, do seu, do nosso RED HOT CHILI PEPPERS!



Eu conheci RHCP no Brasil, nos idos dos anos 90, quando essa musica aqui estourou:



Então, esse CD (Blood Sugar Sex Magik), que alem de Give it away, tem Under the bridge, Suck my kiss, Breaking the girl, etc, foi o 5o. album da banda (e eu la em 91 achando que era o primeiro). Mas dai em diante foi apenas uma questão de rebobinar um pouco a fita, e escutar tudo do passado, e continuar escutando tudo do futuro - e foi so alegria!








Em 2012, tivemos a oportunidade de ir a um show deles aqui em Orlando, e people, QUE SHOW!




E o mais legal: quando a gente entrou no estadio, antes do show começar, antes de chegar nos assentos, tinha umas tendas pra tirar foto, e eram so "head shots", so uma pessoa por vez, so sua cara. No final, eles tocaram Give it Away, e nos teloes atras do palco, um mix das caras de todo mundo que tirou foto no começo do show aparecendo no ritmo da musica... Pensa numa parada maneira...



Notas rápidas sobres os membros da banda: o vocalista (Anthony Kiedis) e o baixista (Flea) se conhecem desde a época de escola! Eram meio "frenemies" que viraram melhores amigos, e nunca mais se separaram! 



O baterista (Chad Smith) é o clone do Will Farrell!



E o guitarrista (Josh Klinghoffer), que substituiu o John Frusciante, é o cara mais novo a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame - ele, juntamente com a banda, foram "consagrados" em 2014 (ele tinha 32 anos).



E a noticia é que eles vão fazer show aqui em Orlandia de novo, em abril, e nos ja compramos nossos ingressos, mega animados... So de poder ir ao show, ja estávamos felizes, mas tem mais: depois que comprei os ingressos, recebi um email falando que eu podia escolher se queria o album novo deles (!!!) digital, em formato de CD ou os dois. Eu pedi os dois, e automaticamente, ja começou o download das musicas, e umas semanas depois, recebi pelo correio o CD...



Tem como nao gostar???