quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sobre as tragedias e seus pesos

Eu nao gosto muito de falar desses assuntos por aqui, mas considerando o que aconteceu com o avião do Chapecoense, me senti compelida a fazer uma nota rápida...



Fiquei muito triste com a noticia, senti o mesmo vazio que senti no dia que acordei com as noticias do ataque a Pulse. Apesar de serem duas tragédias com causas diferentes, a perda de vidas assim, tao brutalmente, tao de repente, me da uma tristeza imensa.

Porem, uns dias atras, soube também que um helicóptero da policia foi abatido por traficantes no Rio... 



Eu fiquei em choque - e com medo do que viria depois, ja que sinto que se algo do género acontecesse aqui nos EUA ia ser guerra: não iam deixar ninguém impune, os jornais iriam noticiar isso o tempo todo, mobilizações, indignação, enfim, uma serie de atitudes extremas seriam tomadas.

Confesso que nao sei exatamente o que esta sendo feito com relação a isso: não vejo muitas noticias sobre o assunto, não vi ninguém postando no Instagram mensagens de condolências, ou fazendo homenagens - as vezes no Brasil ainda esta rolando, e eu que daqui não estou tendo acesso. Mas se as coisas ainda são como eram na época em que eu morava ai, isso é "apenas" MAIS UM CASO DE VIOLÊNCIA.

Nao quero desmerecer nenhuma outra tragédia, sinto muito do fundo do meu coração pelo que aconteceu com o time, a imprensa e tripulação do avião que caiu. So queria chamar a atenção pra o que eu sinto ser uma banalizaçao continua da violência no Brasil - e as consequências terríveis que isso pode trazer a longo prazo... Pois se achamos que esta ruim agora, eu tenho um pressentimento que ainda pode ficar pior...


terça-feira, 22 de novembro de 2016

O peru

Eu nunca tentei assar um peru na minha vida: sempre como os que minha mãe faz - e sempre fico babando nas fotos a la Martha Stewart postadas nas mídias sociais...

Um dia eu chego la...


Mas todo ano, no dia de ação de graças, pra fazer uma graça, eu faço uma versão de peru...


Um peru antipasto italiano...
Queijos e nozes

E inspiração nao falta ne? 


Com palitos de chocolate que ja podem vir prontos ou simplesmente mergulhar um pretzel no chocolate (adoro o sal com doce!)

E essa grande beleza feita de oreos, reeses pieces (aquele chocolate recheado de pasta de amendoim) e um malt ball?

E cupcakes de chocolate, com esses olhos gigantes de Duquesa feitos de metades de oreo e M&Ms marrons.... E caso voce esteja se perguntando, esses doces laranja, amarelo e branco que aparecem nas fotos são os candy corn. Nunca comi, ouvi dizer que é horrível... so serve de enfeite mesmo....

Esse pratinho de frutas é o máximo: bem simples e uma graça!

Eu nao sou muito fa de comer cenouras cruas, mas o pessoal aqui A-D-O-R-A! Botei uma fe nesse hummus escondidinho do lado direito da foto... Pepino com hummus, pimentão com hummus, tomatinho com hummus... fica tudo muito bom!

Então, apresento-lhes, a versão recém saída do forno do peru da Dani 2016:


Tcharam!!!

Nao sao lindinhos??? E assim, em formato múltiplo, da um tchan na decoração da mesa...

E fiz uma versão com pezinhos vermelhos também! Glugluglugluglugluglu!!!!







sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Coluna Vinhos & Gastronomia - Nossa Gente - Edição 116 - O vinho do Thanksgiving

Pessoal, agora é OFICIAL!



A noticia do momento é que eu e Con estamos escrevendo a coluna de Vinhos & Gastronomia do jornal Nossa Gente, um jornal brasileiro aqui nos EUA. Queria dividir essa noticia com todos, ja que estaremos falando mensalmente sobre um tema que nos da um imenso prazer! 



Quem me acompanha aqui ou no Uncorked sabe que nem sempre os blogs estao atualizados... Não temos a disciplina de manter um calendário de posts: postamos quando a inspiração (e a vontade) aparecem. Agora, pelo menos mensalmente, teremos um texto novo pra compartilhar! 

Vou tentar manter esse blog atualizado com todos os outros assuntos que gosto, e o Uncorked também sera mantido por nos com outros posts - e não so os publicados no Nossa Gente - porem podem contar com noticias mensais desse jornalzinho que tem alem da nossa coluna, outras colunas interessantes, matérias especiais, divulgação de serviços locais, etc.

Sem maiores delongas... confira a primeira edição da nossa coluna aqui!




quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sucos, vitaminas e outras delicias cremosas

Temos a sorte de ter um grande amigo acupunturista: desses que vale a viagem ao Brasil so pra ve-lo: pela amizade E pela habilidade - fera mesmo! Na nossa ultima visita, ele recomendou incorporarmos na nossa dieta sucos prensados, feitos de frutas, verduras, e outros legumes e vegetais.



Voltamos pra casa com a ideia de comprarmos uma “suqueira” de prensa fria, e descobrimos que o valor dessas “cold pressers” era beeeeem alto - bem mais alto do que estávamos prevendo gastar. Plano B foi procurar as “suqueiras” centrífugas, que são muito boas também porem por terem motor forte, elas acabam esquentando um pouco os alimentos, e com isso, perde-se alguns nutrientes.

Essa cold press juicer da Breville custa quase $200USD. Não é tao terrível, mas se comparada a juicer centrifuga, estamos falando de $150USD a mais...

Como essa seria nossa primeira experiencia, concluímos que qualquer coisa melhor que um liquidificador ja era um adianto na vida, ja que eu sou SUPER FRESCA e não bebo nada que não esteja super coado - meu suco de laranja, limonada, toranja, etc,  é sem polpa nenhuma! Então qualquer vitamina ou suco que sejam feitos no liquidificador tem que ser coados e recoados, e coados de novo… Bom, depois de pesquisar um pouco decidimos comprar essa Hamilton Beach:



Galera: que maravilha! A gente coloca frutas e verduras INTEIRAS la dentro (tipo uma cenoura inteira, uma pera inteira, um limão inteiro…) e a bichinha vrum-vrum-vrum e sai aquele suquinho super concentrando sem nenhum caroço, nenhuma “pelinha”, nada! Super eficiente, não preciso nem coar de novo!



Sexy, nao é? Slow-mo e essa bellissima canção... 


Alem disso, ela é super fácil de montar:




também fácil de limpar: todas as partes podem ir na maquina de lavar loucas, e ele vem com uma escovinha pra limpar a trituradora e o filtro. Uma “dica” que peguei nas internets é de colocar uma sacola de lixo no compartimento onde os “restos” vão  assim você ja tira a sacola toda dali (e confesso que as vezes eu nem lavo esse compartimento: sai tudo dentro da sacola certinho! - e fora o composto que isso vira pra cuidar das plantas ne?)



O produto final sempre é muito gostoso, acreditem se quiser, mesmo que as vezes seja SUPER verde ou SUPER laranja: a gente não coloca nadica-de-nada de agua, so um gelinho. E claro, nenhum tipo de adoçante - especialmente quando usamos maças ou cenouras, os sucos ja saem adocados naturalmente!



Slow-motion novamente, e com audio natural, pra vocês verem o gelo - e NADA de agua!


Eu nunca fiz vitaminas ou sopas nessa maquina, mas sei que é possivel. Pras vitaminas e smoothies, ainda uso o liquidificador, porque eu gosto de usar leite (de vaca, de amêndoa, de soja…). E pras receitas, eu uso 1) a criatividade, 2) esse site de sucos, 3) esse site de vitaminas.

ENJOY!

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Indie Rock

Sendo a pessoa musicalmente curiosa que sou, adoro descobrir um sonzinho novo (ou redescobrir os antigos). E nos ultimos anos, um estilo musical especifico tomou conta do meu “toca-disco”: indie rock.



Tudo bem que esse “estilo” tem mil subgrupos (indie pop, indie eletrônico e ate mesmo, emo), mas o que importa saber é que o nome surgiu porque algumas bandas que não tinham gravadoras do poder do lado delas, lançavam seus discos de forma independente. E também o jeito de vestir, de viver... Tudo independente... Muitas dessas bandas encontraram sucesso com o college rock - pra quem é capixaba, pensa naquelas bandas que faziam show no CEMUNI… A (pequena) diferença é que alguns exemplos desse college rock dos anos 80 são bandas como R.E.M. e The Smiths...





Ah, quer dizer então que vc também gosta de Indie Rock ne?


O tempo passa, o tempo voa, e o indie rock teve um boom nos anos 90 por causa do grunge (fiquem tranquilos, não vou ficar aqui falando de Pearl Jam de novo), mas também por causa de bandas punk (o “novo” punk) como Oasis, Offspring, Green Day…



Quem nunca?


Mas o pau quebrou mesmo nos anos 2000: ja ouviram um tal de Strokes?


Enfim, posso falar de muitas bandas famosas que fazem parte desse estilo - e aposto que todo mundo teria um lugarzinho especial no coração pra essa banda emo (o nome do género musical é emo mesmo, não é ofensa a ninguém nao):



Entretanto, queria apresentar/relembrar/ressaltar umas bandas que não são taaaao conhecidas… Como Yeah Yeah Yeahs:

Caso isso seja novidade pra vc, escute Maps e Zero também

Interpol:

Ta me entendendo?

Muse:

Fofoquinha de menina: Matt Bellammy (vocalista) era o namorido da Kate Hudson, eles ate tem um filhinho juntos, mas nao deu muito certo nao...

Cage the Elephant:


Então, casualmente falando aqui, Dave Grohl fez tour com eles, tocando bateria, era isso que eu tinha pra dizer...


Phoenix:

Esse som é bom demais - as vezes, deixo ele loopando aqui na caixola...


E minha mais nova descoberta, apaixonada-da-silva, Beirut:




Vem-ni-mim independencia!!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

5 razoes para nao entrar em pânico com a vitoria do Trump

E ai o Trump ganhou as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

E apesar de eu não ser afiliada a nenhum partido, acreditava - e ainda acredito - que a Hillary era uma melhor opção do que o Trump. Porem, a possibilidade da vitoria dele era real, e agora temos o resultado concretizado: Donald Trump é o 45o. presidente eleito dos Estados Unidos - e aqui vao 5 razoes para não entrar em pânico:


1. 



Pessoal, podemos nao gostar do resultado e tudo mais, mas não é interessante ver a vitoria da maioria? Quem exerceu seu direito ao voto e foi ate as urnas merece a verdade, e não manipulação de interesses. Eu acredito nesse processo e, independente de qualquer coisa, fico feliz por ter feito parte desse momento.



2.


Como pessoa racional, eu d-e-t-e-s-t-o histeria coletiva. Esse monte de matéria que tenho lido tratando essa historia como o Armageddon me deixa triste porque não estão acrescentando nada a situação. Por exemplo, eu ja li alguns artigos diferentes falando que podemos dar adeus aos nossos 401(k) - nossas aposentadorias privadas. Serio? Isso é coisa de se noticiar? 401(k)s são opcionais e privados: fundos de investimentos mistos aplicados coletivamente, e a longo prazo. Isso significa: fora algumas exceções, se voce retirar seu dinheiro antes da hora, uma multa (pesada) sera aplicada. E os jornais, noticiando que o 401(k) sofrera com a vitoria do Trump, acaba dando uma dica (furada, na minha opinião) pras pessoas sacarem seus investimentos. E gente, se o fundo é coletivo, quanto mais investidores sacarem seus fundos, menos rendimentos o fundo como um todo tera... Estão entendendo? Trata-se de uma roda, interligada, uma coisa afetando a outra...  O momento é de olhar pro futuro com confiança, e não de gerar mais caos.


3.



Eu sei que o Trump falou um monte sobre muros e guerras, etc, etc, etc, mas existe controle de poderes (checks and balances) exatamente para prevenir decisões que sejam ignorantes, egocêntricas, mal informadas... Não duvido da capacidade dele de governar, mas sempre duvidei da capacidade dele de controlar o próprio temperamento. Porem ele foi eleito presidente dos Estados Unidos, e não meu melhor amigo. O temperamento dele provavelmente ira afetar sim muitas decisões políticas nos próximos anos, mas isso não é motivo para colocarmos mais lenha na fogueira. Mais uma vez, vamos confiar no estado democrático americano e no exercício dos poderes de controle do congresso.


4.

Nao ter medo de mudança é para poucos, especialmente quando estamos comfortáveis. Na minha opinião, o governo do Obama foi marcado pelo progresso ideológico e pela recuperação da economia. Porem também houveram pontos negativos como acordos e planos polêmicos (TPP, Obamacare...). Alem disso, a falta de entendimento entre o presidente e o congresso gerou vários gridlocks, que são os embates politicos que acontecem quando o executivo não consegue entrar num acordo. Por exemplo, uns anos atras, o orçamento publico estourou, e eles não conseguiram chegar num consenso em tempo de pagar contas. O resultado foi o fechamento de vários serviços públicos não fundamentais, como os parque nacionais (Grand Canyon, Yellowstone, etc) por falta de grana. Isso aconteceu varias vezes, em vários assuntos, e vários níveis. Com a Hillary talvez isso fosse ficar ainda pior. Agora, que a maioria é republicana E o presidente também é republicano, a expectativa é que eles vão conseguir fazer os planejamentos de forma bem mais simples, e dentro de um consenso mais pacifico. Ou seja: pode ser que eu e muitos americanos não concordem com as mudanças que ainda vão ocorrer, mas pelo menos elas serão feitas de forma um pouco mais eficiente. E gente: time is money. Eficiência é chave para evitar gastos desnecessários.


5.



Gente, é claro que as minorias ainda terão poder de voto, e eu particularmente acredito que os democratas e independentes são menos radicais do que os republicanos, e terão capacidade de enxergar a situação como um todo, e agir de forma a impulsionar o processo de crescimento do pais, e não de regressão, que é ruim pra todo mundo. Um novo ciclo presidencial, independente do resultado, ainda é sinal de progresso, então vamos continuar indo adiante, e com esperança no futuro, que será sim diferente do que muitos imaginavam, mas não necessariamente pior...  Vai que a gente se surpreende?


domingo, 6 de novembro de 2016

Fragrâncias, essências e cheirinhos

Sabe aquelas conversas onde alguém fala: “eu sou muito visual!”? Pois então, eu sou muito ligada a cheiros: eu lembro do cheiro da casa onde eu morei quando bebe, não sei bem definir o que é, mas as vezes sinto ele por ai, e varias memórias vem a tona…

Não que eu me lembre desse dia, mas eu lembro dessa casa, da cortina, dos armários, e desse "totol" de Mickey previsor de futuro (totol = velotrol)

Eu passei uma boa parte da minha vida pedindo aos meus pais pra ter um cachorro, e minha mãe ja sabendo que eu gostava de andar sempre cheirosa e perfumada, argumentava que “cachorros fedem” e me aterrorizava com a ideia de que eu ia ficar com cheiro de cachorro. Anos depois, ja adulta mas ainda morando com meus pais - e ainda querendo um cachorro-, minha mãe usou esse mesmo argumento do cheiro de cachorro, e eu respondi: “não mãe, o cachorro vai ser cheiroso como eu!”


Entra em cena Duquesa - a cachorrinha mais cheiruminhos do planeta!


Todas as visitas que fiz aos Estados Unidos antes de me mudar de vez pra ca foram marcadas por um comitê olfativo de “boas vindas” - eu juro que os aeroportos dos Estados Unidos tem "cheiro de Estados Unidos"! E essa sensação de chegar aqui e sentir esse cheirinho esta associada com lembranças maravilhosas e experiências incríveis!

Agora, morando aqui, sei que todos os lugares que frequentamos no nosso dia-a-dia - escritórios, consultórios, supermercados, parques, etc - tem um cheirinho, e não é por acaso: as pessoas aqui são super ligadas nisso, não tem dessa de voce entrar num banheiro com cheiro de agua sanitária.

O produto mais parecido com agua sanitária aqui é o Fabuloso, e o tipo mais comum é o que tem cheiro de lavanda (!!!)


O negocio é tao serio que alguns lugares tem os seus “aroma signature” ou seja, um cheirinho especial, exclusivo daquele lugar. Por exemplo, se voce ja se hospedou ou visitou um hotel da rede Four Seasons, voce deve ter percebido que a fragrância MARAVILHOSA desses hotéis esta presente em todos os lugares: no lobby, nos quartos, nos banheiros… Pois bem, cada hotel da rede tem um aroma para cada localidade: desta forma o aroma Four Seasons Chicago é diferente do aroma do Four Seasons Miami. 

Vai ai um cheirinho do Four Seasons Prague?

Alguns ate falam de “scent branding”, ou seja, voce reforça a sua marca (e a presença da sua marca) na cabeça do cliente via aromas… (para ler mais sobre isso, olha esse artigo da Bloomberg). Pro pessoal da Disney, acho que isso é conceito antigo, afinal é so entrar no Magic Kingdom e aquele cheirinho especial (que eu acho que é de casquinha de sorvete sendo assada na hora) imediatamente nos invade e tudo fica mais feliz!

A Columbia Fragrance Co inclusive vende um aroma chamado Walt's Wonderful World,  que replica o aroma de alguns dos resorts de luxo da Disney, como o Bay Lake Tower e o Grand Floridian.

O fato é: eu sou mega-ligada nisso, e na minha casa não falta uma vela aromática, plug in, um spray aromatizador, ou pot-pourri: tem de tudo!  

A Bath and Body Works vende vários tipos de aromatizadores pra casa e para o carro. Por muito tempo, eu comprei os plug-ins deles e os tinha espalhados pela casa toda, ate que descobri que não é bom manter plug-ins nas tomadas próximas ao chão, pois o liquido pode ser toxico para os bichinhos em casa. Agora, de la, compro apenas velas (as de 3 pavios, que queimam melhor e produzem a fragrância mais intensa):

Essa vela de Mahogany Teakwood é a nossa "Old Faithful": sempre temos essa fragrância em casa, pois trata-se de um aroma atemporal. Me lembro um pouco o cheiro das lojas da Abercrombie & Fitch.


Ja a Fresh Balsam é um exemplo de vela festiva - eles vendem essa fragancia o ano inteiro, mas em épocas especiais eles "enfeitam" a embalagem das velas, assim elas ficam bonitas expostas também. Esse cheirinho é o cheirinho de uma arvore de natal fresca, como dos pinheiros de Campos de Jordão...


No momento, estamos usando as velas de outono, que alem de cheirosas, vem em embalagens lindas de folhas secas e tons alaranjados, perfeitos para a estação. 

Fora as velas, eu uso outras técnicas, como "cozinhar" ingredientes que geram aromas naturais:


Eu A-M-O o cheiro da Williams-Sonoma, e descobri varias "receitas" para replicar o aroma em casa: so colocar na panela  limão, baunilha, oleo de coco e canela, ou cravo, canela, laranja e outras especiarias... Não falha!

Outro cheiro "natural" maravilhoso: cookies! Aquele cheirinho de açúcar mascavo, chocolate derretido... é a tática perfeita  para "limpar" a casa depois de assar um salmão ou outros alimentos de cheiro forte.

Apesar dos preços normalmente proibitivos (estamos falando de 30 dólares pra cima), eu gosto muito também dos difusores:

Os da Pottery Barn são um arraso! No cheiro e no preço... :(

Esse é da Pier 1, e é o que esta no momento na entrada da minha casa - com cheirinho de lavanda (claro!),  esse é um dos que apresenta melhor custo beneficio: um potinho desse dura uns 4 meses brincando!

E os pot-pourri que alem de cheirosos, são lindos?

Esse nas cores e cheiros do outono, feito em casa, com laranjas, canela, sementes de groselha, cravos...

Por alguma razão, eu gosto mais de usar potpourri durante a primavera - não sei se pelas cores, ou porque estamos saindo do inverno e o clima quente potencializa os aromas...
Eu gosto muito também de aromatizadores de ar em spray: são práticos  resolvem o problema imediatamente, e tem o poder de mudar o meu humor!

O Febreze é super popular aqui nos EUA,  e aromatiza nao so o ar como também tecidos, carpetes... Perfeito pro toque final depois de limpar a casa!

Outro da linha popular e pratico, o aromatizador de spray automático da Glade: so colocar a garrafa de spray dentro desse potinho, ajustar a frequência dos jatos (10, 20 ou 30 minutos - mas pode ser feito manualmente também), e voila! O ambiente sera mantido perfumado!

E esse é um dos maravilhosos aromatizadores de ambiente que ja comprei na vida: o cheiro das lojas do Projeto Tamar. Um mix de frescor e calma... Não sei explicar, so sei que é um sonho!


E por fim, o home spray da Costume, que eu so encontro em Sao Paulo, mas que vale super a pena porque é um dos melhores cheiros que ja senti na vida!