sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Furacões e furaquinhos




Recentemente estivemos no caminho do furacão Matthew, que passou fazendo um mega-estrago no mar do Caribe, mas que pegou beeeeeem leve com a gente aqui… Nos quase 10 anos que moro na Florida, aprendi algumas coisas sobre clima e como seguir orientações do governo para estarmos preparados, caso algo aconteça. Alguns fatos interessantes:

  • sempre tenho garrafinhas de agua em casa e no carro: alem de ser bem baratinho, é um daqueles items que a gente vai consumindo ao longo do tempo, então nunca é um gasto em vão;
  • da mesma forma, sempre tenho comidas não perecíveis em casa - sopas em lata, barrinhas de cereal, biscoitos, miojo e cup noodles;
  • velas viraram parte da decoração e ambientacao da casa, então nem conto muito, mas sempre tenho também fósforos e acendedores, bem como lanterna e pilha;
  • bateria externa do celular e manter o celular sempre carregado: ate porque, como a grande maioria das pessoas do mundo atual, eu tenho um medo irracional de olhar pro meu celular e ver que esta em 17%



Pra esse furacão especifico, os únicos cuidados extras tiveram a ver com a preparação da casa: tiramos as plantas do lado de fora e colocamos para dentro, assim como todos os moveis do patio. Um fato curioso: a gasolina foi acabando nos postos, um a dois dias antes do furacão passar. As pessoas, eu inclusa, queriam ter certeza que os carros estariam abastecidos para o caso de uma evacuação que, ainda bem, não foi necessária.



Acho importante compartilhar com todo mundo essa informação porque recebemos muitas mensagens de amigos e familia preocupados conosco, mas sinceramente, eu me sinto mega-segura, mesmo em situações assim, porque se por um lado o perigo é iminente, por outro lado o governo e a mídia fazem de TUDO para manter os cidadãos bem informados e preparados. Claro, vacilos acontecem, como rolou em New Orleans, com o Katrina, mas com os avanços da tecnologia e a preocupação com o coletivo, acho difícil que a gente passe aperto de verdade… 


Obrigada pelo carinho e preocupação, mas o Matthew foi um furaquinho :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...