terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Homem Aranha da Broadway e as casualidades da vida


Hoje todos os jornais daqui noticiavam que mais um ator da peça do Homem Aranha na Broadway se machucou. Digo mais um porque esse é o quarto acidente desde que a peça estreiou esse ano. Mundo multimidia que vivemos, obviamente a cena está filmada pelo celular de alguém, e dá pra ver o ator caindo do teto para um buraco no palco... tenso.

Tenso mas previsível. Afinal convenhamos: resolveram fazer a peça baseada em um super-herói. Só aí já dava motivo suficiente para entender que acidentes ocorreriam... Mas pra piorar, trata-se de uma super herói acrobata, que vive pendurado em... teias. Sei lá, não quero ser fria, mas eu já esperaria que algo desse gênero fosse acontecer.

Como há uns anos atrás, várias pessoas, inclusive grupos de adolescente brasileiros presenciaram a morte de uma atriz/acrobata do Cirque du Soleil aqui em Orlando. A menina estava pendurada no alto do circo e de repente caiu. E morreu. Muito triste, mas previsível. O mesmo com a treinadora da Shamu, e assim sucessivamente: essas coisas fazem parte, é um risco inerente de quem está atuando ao vivo. Em nome da arte, do entretenimento... o problema é que quem vai ao teatro espera pequenos erros, coisinhas bobas, mas não se deparar com um acidente desse nível. E o que eu acho que choca todo mundo, além do fato em si, e talvez ainda mais, é o fato de que ver algo desse tipo ocorrer, assim tão repentinamente, num momento de tanta distração, nos lembra da nossa própria mortalidade, e de que qualquer minuto, pode ser o último.

2 comentários:

  1. Pois é, a coisa anda braba pro lado, além dos pobres acidentados, dos produtores. Afinal, já é o quarto ou quinto acidente, após seguidos adiamentos, estouros de orçamento. Do jeito que vai, outros motivos para 'casualty' ocorrerão...

    Knock the wood three times!

    Você usou o termo 'casualidades' e não sei se foi proposital, afinal, 'casualty', em inglês de policial é 'morte'. Nunca me esqueço do Arnold bonzinho do Terminator II contando o sucesso de sua operação pelo número zerado de 'casualties'.

    ResponderExcluir
  2. É um trocadilho com "casualty" sim! Afinal as pessoas estão se acidentando e até morrendo por causa desses "acidentes", mas que na verdade são completamente previsíveis - e daí o "casualidades"... Mas em nome do entretenimento aparentemente vale tudo!

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...