terça-feira, 4 de agosto de 2015

Talassoterpia


Tenho visto muitas matérias na tv americana sobre quão poluída (e meio que nojenta) está a água da baía de Guanabara, e os problemas que isso traz para os atletas e comitês olímpicos, ja que representa um risco a saúde.




Ironicamente, isso me lembrou um post prometido, sobre talassoterapia... lol


A tradução literal do termo, que vem do grego thalassa (mar) e therapia (tratamento), acaba definindo exatamente o que é a talassoterapia: a utilização combinada da água do mar, o ar marinho e substâncias extraídas do mar, como algas, lamas e areia, com objetivo de reduzir o stress, aliviar dores, ajudar na respiração e saúde cardiovascular.



Obviamente, esse tratamento tem que ser num ambiente marinho ambientalmente são, já que os benefícios vem principalmente dos sais minerais presentes na agua do mar - e que são absorvidos pelos poros da pele, num processo natural de remineralização.

Piscina do resort em Capo Vaticano



A “graça” desse tratamento está na forma como ele se desenvolve, afinal não se trata simplesmente de dar um tchibum numa agua do mar limpa, ponto e acabou. Não, não... O negócio é muito mais interessante, e exige uma combinação de fatores como a temperatura da água (mais quentinha que a da praia), o ar marinho (o tratamento deve se dar próximo ao mar), os jatos fortes de massagem (como as ondas do Barrão...)




Essas duchas sao super fortes e acertam os lugares certos no pescoco, ombros e costas...


O nosso primeiro contato com a Talassoterapia foi em Cancun (lembra quando contei da piscina do nosso hotel nesse post aqui?)


E agora uma na psicina do spa de talassoterpia da Italia... Nao to mostrando o spa, e sim o maio, presente de amigos mega queridos do Brasil :)

Nós fomos num centro de tratamento desses na Calabria, a Europa está cheia de centros assim, e ficamos impressionadíssimos com os efeitos imediatos e a longo prazo... Estrategicamente fomos um dia antes de pegar o avião de volta pra casa, e a viagem foi relax... Eu tenho uma tendência a inchar e reter liquido em voos longos, e nessa viagem nao sofri tanto... 

Mais uma vista do resort em Capo Vaticano, dessa vez com o vulcao la atras ;)


O ambiente de onde fomos era verdadeiramente especial: a agua, do Mar Mediterraneo, é super rica em minerais, e ali naquele ponto especificamente, tem varios vulcoes, inclusive ativos, o que propicia um power up natural ao que já é bom. A agua é tratada e levada para piscinas, cada piscina, tem sua função: uma é um circuito de jatos, para todas partes do corpo, literalmente dos pés a cabeça, com areas de pedra pra caminhar em cima. 

Esse eh um exemplo de piscina-circuito, nao tirei nem uma foto la dentro :(


Outra piscina tem musica dentro da agua, diferente da musica tocando do lado de fora. Assim que so da pra ouvir bem, se colocar o ouvido dentro da agua (criando o que parece uma bolha de ar onde o som se dissipa). Para isso eles tem aqueles “macarrões” de piscina que servem como apoio para boiar, e o relaxamento é total! De dormir dentro da agua, e tudo...


Por fim, a ultima piscina desse centro, é um mix indoor/outdoor, daquelas que se nada de uma area coberta interna, para a area externa. A “graça” dessa piscina é que ela tem uma “dosagem” muito alta de sais... Eu abri o olho enquanto mergulhando e fiquei com o olho lacrimejando pior que cortar cebola. Enquanto nao saí e lavei com agua “doce” nao resolvi meu problema...

Essa "janelinha" da direita dentro da piscina da acesso ao lado externo do spa, tudo via piscina, claro...

Os tratamentos do spa, incluem “wraps” de algas, exfoliação com areia, massagem e limpeza de pele com sais marinhos, e outros tratamentos “temáticos”... Mas esses são pagos a parte. Para ter acesso as piscinas, é uma tarifa unica, para 3 horas de uso, e alem das piscinas incluem saunas (seca e a vapor), chuveiros com cromoterapia e jatos de massagem por todos os lados, e uma area de relaxamento com frutas, agua, chas, etc.



Na volta, passando pelo Duty Free, fui imediatamente procurar alguns produtos La Mer, que seguem mais ou menos a mesma logica. Quando descobri que um potinho para tratamento facial custa $300 dolares, achei melhor lavar o rosto com a agua da torneira mesmo, e economizar para uma proxima viagem para o Mediterraneo para uma nova sessao de talassoterapia...

Ainda to te amando... Mas amo a Europa ainda mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...