sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Guia completo para jardineiros iniciantes (ou como não matar suas plantas em 2 dias): JARDIM AROMÁTICO







So para ressaltar: eu não abandonei o tópico jardinagem... Mas como sabem, aqui nos EUA ainda é inverno, e o inverno é duro com nossas plantinhas... ate a grama ta sofrendo...




Porem, um mes atras mais ou menos, nos trocamos o mulch do nosso jardim do quintal, e os potes de plantas/flores foram movidos para perto da cerca...




Achei que era uma boa oportunidade para tentar fazer uma estripulia e inovar na area de mulch... E de todas as ideias, a mais sedutora foi fazer um jardim aromático.


O conceito é simples: plantar flores, ervas e plantas que tenham não so resiliência para o solo da Central Florida, mas também fragrâncias que sejam agradáveis... Nos escolhemos menta e lavanda:




Gente, essa lavanda é tudo! E esta aguentando melhor que a menta... E isso me surpreende porque ate onde eu sabia, lavandas gostam de solo mais seco, e se vocês ja pegaram uma chuvinha por aqui, sabem que normalmente são dilúvios - que acabam encharcando o solo por vários dias... Em terrenos mais secos, as lavandas se dao super bem... Alias, meu primeiro contato oficial com um jardim assim, foi numa vinícola na California:

Esse é o jardim de lavanda da Matanzas Creek... 

Eles colhem as lavandas, secam e fazem produtos de beleza, saúde, temperinhos...

E essa sou na area externa da vinícola, com sorriso de "hum, que cheirinho delicia que tem aqui"

E o engraçado é que uns anos atras, uma das flores que eu sabia que pegava fácil, e era bem bonitinha (ate lembrava um pouco a lavanda) é essa aqui:



Gente, nao se deixem enganar: essa bicha se chama "society garlic" e TEM CHEIRO DE ALHO... E o mais engraçado é que a gente vai andando pelas ruas aqui em Orlando, principalmente em Celebration, e vê varias dessas flores nos jardins das casas, e gente... vc sente ela tb... de longe... alho purinho! A antítese de um jardim aromático!!!

Como meu jardim ainda é baby, e nem sei se vai dar super certo, resolvi colocar mais fotos (quisera colocar os aromas!) para quem sabe, inspirar vocês a ter umas plantinhas cheirosinhas dentro ou fora de casa também:


Esse jardim so de lavanda é um sonho...


Esse jardim de ervas alem de cheiroso é util... eu não sou fa de plantar ervas no chão por causa dos bichinhos, mas acho que eles fazem parte ne?

Essa plantinha verde e roxa é um tipo de salvia... e gente, salvia tb é super cheirosa! Eu tinha salvia plantada em pote, para temperos, e acabou... porque eu usei tudo!!!



E esse, alem dos cheirinhos, fizeram um landscape... util, lindo e cheiroso :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...