terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O que tenho lido: livros digitais e impressos






Eu amo ler: mais do que assistir filmes no cinema, menos que seriados na TV - essa é a minha medida.






Eu tenho um Kindle Fire, o tablet da Amazon, que eu uso basicamente como e-reader. Falei que uso mais como e-reader porque a Amazon tem versões de Kindle puramente com essa função... Me acostumei a viajar com ele, com seu formato, e claro, a ler livros nele.


Inclusive eles tem o Kindle Paperwhite que não da reflexo de luz, então da pra ler a tela da mesma forma que voce leria uma folha de papel de um livro... espetacular... O meu é o modelo pretinho, do meio, que tem outras funções também - bem parecido com um iPad...


Desde 2010 eu sou cliente Prime da Amazon, que alem de incluir os serviços de entrega  gratis em 2 dias, inclui também Prime Video, Music, e claro, Books.

Dessa equação (kindle + prime), o resultado é que eu raramente compro livros pra ler... O Prime me da acesso a uma espécie de biblioteca virtual, onde eu posso pegar livros emprestados (um por mês) e as bibliotecas publicas aqui tem um sistema parecido, então sempre tem alguma coisa "carregada" no Kindle para o meu deleite...

Pra não dizer que eu NUNCA compro livros, eu tenho uma tendência a faze-lo quando eu estou no aeroporto, mesmo quando eu tenho uma carga de leitura pra viagem mais pesada que a carga de roupa: alem da leitura digital eu assino umas 15 revistas... 

Tendo dito isto, segue uma lista de leituras recentes e algumas notas:


Esse livro ta na categoria de livro fácil: não tem uma lição de moral, um propósito, nada... Apenas entretenimento. E... com um pouco de mistério ne? Porque tudo muito obvio é sem graça... Mas é um romancezinho gostoso, melhor servido com uma tacinha de vinho, numa tarde preguiçosa de domingo...




Eu ADORO biografias, e eu normalmente vou atras de biografias de gente mais famosa, tipo Walt Disney... Mas a Kim Addonizio é uma escritora contemporanea, então achei interessante ler esse livro dela, que é sim uma biografia, mas não dessas "nasci, cresci, morri": são vários contos, varias historias, algumas conectadas outras completamente independentes... Bem interessante e divertido.




Um dos melhores livros que li nos últimos anos: ele conta a historia de uma filha de escravos nos Estados Unidos, bem na época que as coisas estavam meio encaminhadas para mudar, e toda a jornada pessoal dela pos fim da escravidão... Uma historia incrível e super inspiradora!





All Souls Trilogy: bom, a verdade é que eu li "A Discovery of Witches" e "Shadow of Night" muito tempo atras... So que "The Book of Life" so foi publicado 2 anos depois do Shadow of Night... Perdi o "contato" e um pouco do ritmo da leitura entre os livros 2 e 3, e so fui ler Book of Life no fim do ano passado... Eu não sou super fa do gênero fantasia, porem essa foi uma trilogia que me prendeu... Discovery of Witches é maravilhoso - um cunho forte histórico, romântico, britânico... meio nerd, mas bem gostoso... Eu li relativamente rápido, pulei no Shadow of Night que foi bom (não ótimo) e fiquei esperando, esperando, esperando... Enfim, vale a pena ler, e se tiverem preguiça, don't worry: a Warner comprou os direitos de filmografia, e parece que ja estão em fase de pré-produção... Logo, logo, vira filme...


Ok... sei que talvez essa não seja a recomendação de leitura mais esperada aqui... Mas sabe que ler sobre física (LER, não PRATICAR), é uma coisa que eu curto muito? Tudo começou nos idos de 2001, quando o Stephen Hawking escreveu The Universe in a Nutshell, e depois me mantive mais ou menos a par do que acontecia no mundo da física - não so quântica-, e ate hoje, vira e mexe, um livro desses vem a tona. Esse foi o ultimo deles: enquanto estávamos na Italia em 2015, conhecemos um matemático (!) e ele recomendou a leitura desse livro. Comprei, e fui lendo, devagarzinho, e terminei no fim do ano passado, e ele so reconfirma meu carinho pela física (lida, não praticada lol)




Num tom infinitamente mais leve, terminei de ler, também no fim do ano passado "The Weekday Brides": uma serie de 7 livros (sim, um pra cada dia da semana), que ta numa categoria de livro ainda mais leve do que o Everything We Keep... Bem mulherzinha, bem relaxante, sem compromisso, so novelinha/diversão...



Ah... o romance... foi assim que comecei 2017: com uma serie romântica nova. Worth the Wait é o primeiro livro de uma serie chamada St. James... Agua com açúcar... e mel... e chocolate... e melado... mas mesmo assim, muito bom pra passar o tempo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...