quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Relax






Estou acompanhando os acontecimentos no Espirito Santo, e entre a onda de violência e a sensação de que as coisas não melhoram (nunca), da pra perder um pouco a alegria de viver... Como minha familia sempre esteve envolvida na area de segurança, saber que o potencial para algo assim acontecer (na escala que esta acontecendo) sempre foi um fato sabido na nossa casa. Mas isso não soa como novidade para nenhum de nos: sabíamos que nas periferias a coisa sempre esteve tensa... A diferença é que não chegava na area onde vivíamos da forma como chegou agora... Apesar de ser normal ouvir sobre sequestro relâmpago, assaltos, e ate um ocasional assassinato nas vizinhanças mais nobres de Vitoria e Vila Velha num fim de semana, isso não era nada se comparado com o que acontecia na Serra, Cariacica, Viana no mesmo período de tempo...

Enfim, o fato é que agora esta todo mundo trancado em casa: o comercio esta fechado, as escolas não estão funcionando, etc... E não é legal alimentar o medo: apesar da terrível realidade, o melhor é  manter a calma, mentalizar um mundo melhor, pensar no que (NOS) podemos fazer (individual e coletivamente) para mudar essa realidade...

Existe uma expressão em ingles chamada "cabin fever" que traduz-se com a idea de que as pessoas que ficam muito tempo confinadas, as vezes ate se adoentam, porque estão em espaços limitados, sem poder sair... E se as coisas ja estão ruins do jeito que estão  ainda por cima ficar doente não seria legal...



Eu, que sou chegada numas praticas zen, estou com Frankie e digo: relax



Não relax no senso "deixa pra la". Mas relax no sentido "mantenha a calma", "mantenha o foco", "mantenha o centro".

E o que fazer para RELAX??? Well, segue uma listinha de coisas que acho que ajudam:


1) Ouça musica

Eu sei que nem toda musica propicia um relaxamento profundo (alo alo Iron Maiden!), porem existem varias trilhas sonoras que te ajudam a respirar, que tiram sua mente das incertezas do momento... E não estou falando so de Enya, Yanni, e musicas de meditação não... Tem muito MPB do relaxamento por ai... Chorinho por exemplo: eita sonzinho bom pra deixar a mente vagar... Eu sou fa incondicional da trilha sonora do Amelie Poulain: fica na minha categoria "musica que deixa tudo mais fácil"

Claro, e quem sabe, faz ao vivo: pega sua viola (ou outro instrumento musical que vc saiba tocar) e deixe rolar!

Uma favorita da trilha sonora de Amelie



2) Alongue

Eu poderia simplesmente colocar "pratique yoga". Porem muita gente se perde no conceito da pratica, então vou dizer simplesmente: alongue. Estica e puxa: em pe, tente colocar a mao nos pés. Respire fundo enquanto em pe, expire quando for tentar abaixar... Va tentando chegar mais longe... Colocar toda a palma da mão no chão... Não é fácil. Ou simplesmente, renda-se a pratica:




3) Jogue um jogo

Se eu pudesse, passaria varias horas do dia "brincando". Adoro uma trivia, um quebra-cabeça, jogo de tabuleiro... Se voce não tem NADA em casa, da pra fazer uma a-de-do-nha com papel e caneta. Ou da pra baixar aplicativos de jogos no celular (como o TESTA ME). Ou se voce tiver aquele quebra-cabeça de duas mil pecas esperando uma oportunidade, well, voila! Chegou a sua vez!





Outras atividades, técnicas e opções, existem. Essas 3 são  normalmente as minhas primeiras escolhas quando preciso descansar a mente, e prepara-la para outras coisas que vão exigir de mim atenção e foco. E não se enganem: após essa "tempestade", muitas mudanças terão que acontecer, e elas dependerão dos esforços de cada um... Mas enquanto esse momento não chega, just breathe...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...