domingo, 10 de janeiro de 2010

Maratonas e paciencia


Estou treinando pra meia-maratona da Disney, em marco. Mas meu treino nao tem foco nessa prova, especificamente. Eu quero ficar mais saudavel e mais "lean". Nao sei bem como traduzir isso, mas eh o que eu quero... Mas treinando pra correr por pelo menos 2 horas e meia me fez perceber que o treino pra uma corrida (diferente de qualquer outro esporte) eh um treino introspectivo: vc se concentra, fortalece todos os musculos do seu corpo, se alimenta apropriadamente - ate ai tudo igual... Entretanto pra corrida vc tem que treinar MUITO seu cerebro. Diferente de outros esportes, a corrida exige, alem de tudo, paciencia. Paciencia eh o foco de quem vai passar algumas horas fazendo exatamente a mesma coisa... e na corrida esta a grande ironia: vc esta correndo. Parece o simbolo mor da impaciencia - CORRER. Mas se vc correr mais acelerado do que seu corpo aguenta vc nao termina a prova. Se correr no ritmo certo, pode ser que demore muito pra chegar, e perde-se a paciencia. Enfim, um paradigma a ser trabalhado em todos os treinos...
Acham que estou brincando??? Ja viram aquelas provas de Big Brother que mandam o cara ficar SENTADO dentre de um carro? A unica coisa que ele tem que fazer eh entrar no carro e ficar la, paradao. Todo mundo entra no oba-oba, achando que eh moleza. Mas se esquecem que pra fazer isso eh necessario, acima de tudo, paciencia. E essa, na minha concepcao, eh uma paciencia adquirida - voce treina pra conseguir fazer seu cerebro e seu corpo entenderem que aquele eh o momento de repetir e repetir e repetir a mesma acao... Seja esperar, seja correr.
Eu sou da teoria de que quem corre, especialmente essas provas longas, alem de preparar o corpo para o incrivel desafio fisico envolvido, encontra o equilibrio entre a razao e a emocao - para todos os "esperares" da vida...

PS: Na foto, Adriano Bastos, vencedor da maratona da Disney nesta manha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...