terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cultive seu jardim!

Ok essa frase não é minha, mas o sentindo dela se aplica a cada de um nós: seja no sentindo intrínseco, extrínseco, ou no meu caso, both.

Eu nunca morei em casa, casa, assim com jardim, piscina e espaço e terra. Minha vida foi de escadas, elevadores, porteiros, vagas de garagem apertadas, e vistas panorâmicas. Achava a vida em apartamento perfeita. Até o dia em que nos mudamos pra essa casa.

Tudo começa com as reformas (que obviamente só tem começo, não tem fim...). Depois com a rotina de limpeza (com L maiúsculo!). Contato com vizinhos. O silêncio das noites. E das manhãs. Tudo é diferente, e mais familiar, e mais... não sei. Só sei que é mais.

E então, eu que nunca tive experiências com jardins externos, comecei a me aventurar nessa empreitada. Recentemente comprei dois vazinhos pequenos de manjericão. E olha como eles já estão:





Depois lembrei que minha vó costumava plantar frutas, legumes e coisas gostosas e naturais, diretamente na terra, e então me aventurei com cenouras. Dessas ainda não tenho fotos, pois demoram algum tempo pra brotar (se tudo der certo!). Mas comprei comidinhas orgânicas pra terra onde as plantei, e estou aguardando ansiosa o resultado.

Agora o ponto culminante do meu jardim são as flores. Especialmente as minhas flores: tulipas. Eu sou louca por tulipas, desde que fui a Holanda e pela primeira vez na vida vi essas flores fiquei encantada, maravilhada, abismada. São flores belíssimas, com cheiro delicioso, e existem em todas as cores. Não são exuberantes e perfeitas como as rosas, mas não também não tem espinhos. Elas começam pequenas, em meio as folhas grandes, e de repente um botãozinho. Depois outro e outro, e elas, antes mesmo de se abrirem, já são lindas.

Meu buquê de casamento foi feito de tulipas e lírios. Não sei como a floricultura que o fez conseguiu essas flores, pois elas são típicas de clima mais frio. Mas conseguiram. Era um sinal. Esse foi meu buque:




Depois do casamento...




E agora, o grand finale: minhas tulipas! Eu as comprei recentemente, pequenas, fechadinhas... Coloquei nos vasos (eita medo de colocar na terra e algum bicho vir comer!) e uns dias depois coloquei o adubo. Já aprendi que elas são flores que perdoam: mesmo que elas não fiquem no sol tanto tempo, ou que um dia ou outro você esqueça de regar, ainda assim, elas vão estar ali, sorrindo...

Vai dizer que aprender essas coisas não te faz querer cuidar do seu jardim também?





4 comentários:

  1. Que liiiiiiiiiiindas!!!

    Obs. Meus vasinhos de ervas não duram nada... :(

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lá em casa tem um quintalzao pra cuidar e capinar. Se quiser vir pra cá...rsrsrsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga me siento tan orgullosa!!!
    ¿Recuerdas las florecitas que compraste a mi mama en Roma? (las mismas que murieron al dia siguiente que ella se fue ;-)
    Bueno tanto tiempo y tanta tierra ha pasado desde entonces .... tanta que ahora tienes un lindo jardín de TULIPANES !!!!
    Complimenti sorellina. TVB
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Raquel, vc deve ta plantando erva errada.....if you know what Im saying...hahaha.
    Mas sim, mao orgulho da Dani. Mto linda com luvinhas de jardinagem, plantando cenouras, tulipas e manjericao..haha
    Te amo!

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...