sábado, 26 de fevereiro de 2011

Comendo em Roma

Quando as pessoas falam que vão pra Itália, vem logo a cabeça aquela overdose de massa e vinho... Mas a verdade é que se você for avaliar a cozinhar local e os verdadeiros pratos típicos, a comida italiana se torna até meio, ahn, difícil.

Eu quero dar pitacos na viagem da minha amiga Raquel pra Itália, então vou falar dos restaurantes de Roma, mas não sem antes falar da parte, ahn, difícil...

Bom, o nome de um dos pratos mais típicos de Roma é a Trippa alla romana... E quando eu escrevo trippa eu quero dizer tripa. Mesmo. O mesmo é válido pra Coda de mucca (sim, rabo de vaca).
Mas eles também tem como um dos pratos mais tradicionais o Spaghetti alla carbonara (ufa!), Bucatini all'amatriciana, e a Saltimbocca alla romana (filés de vitela fininhos com presunto cru e sálvia, cozidos na manteiga e vinho branco... yam!!!)





Carbonara








Não se deixe enganar pelo visual. É a tal Trippa






Saltimbocca romana



O que aprendemos com esses pratos aí em cima? Que eles são que nem feijoada no Brasil: origens pobres. Os caras não podiam usar as partes nobres das vacas (ou dos bois) e era mais fácil roubar um bezerro que um bicho adulto (daí a origem dos pratos com a tão-agora-chique vitela).

Moral da história: nem todo restaurante em Roma vai agradar o paladar. Especialmente um paladar desprovido de capacidade gustativa pra carne de cavalo (sim, eles servem carne de cavalo).

Logo, a minha lista de favoritos, é baseada em pratos menos complexos ou simplesmente SAFE. Não significa que rabo de vaca seja ruim, mas eu não vejo apelo nenhum. E só porque é típico eu não vou enfiar goela abaixo (eu nunca na vida experimentei rabada ou mocotó ou buchada de bode...)

Para almoço:

As áreas turísticas em Roma são tomadas de restaurantes que fazem uns "combos" que incluem o primeiro prato (pasta) + segundo prato (proteína) + contorno ou insalata (batatinha, salada) + vinho + sobremesa. O preço varia de acordo com o tamanho do seu combo... Eu não recomendo muito, mas na falta de opção dê uma olhada se as pessoas que trabalham lá são mesmo italianas... se forem, até dá pra arriscar. Isso pode acontecer especialmente na área do Vaticano (você fica 5 milhões de horas na fila pra entrar, uma vez dentro, são muitas outras horas pra sair... quando sai, a fome é negra!). Mas o seguro mesmo é entrar numa pizzaria ao taglio e pedir uma pizza (mostre com a mão o tamanho do quadradinho que vc quer, provavelmente a pessoa vai cortar, depois cortar a metade e fazer um sanduba. Minha sugestão? Peça vários pequenos, de vários sabores. minha preferida? Aaaahn... TODAS!)





Pizza al taglio

Se der pra segurar a fome, caminhe em direção ao Castelo de São Angelo, e atravesse a ponte em direção a um bairro mais residencial. Ali, vários restaurantes locais, sem muito tric-tric mas de comida genuinamente deliciosa. Pode ficar com os vinhos da casa mesmo... na maior parte das vezes, são vinhos novos e bons. Eu nunca tomei um vinho di tavola inesquecível o que é bom: eles não eram ótimos, mas tb não eram péssimos...




Vovó e eu comemos num desses restaurantes com vista para o Castelo...

Na esquina do Pantheon tem uma pizzaria al taglio incrível e logo na sequência, tem a Piazza Navona, que tem uma sorveteria incrível. Esse era um dos meus combos mais clássicos em Roma: pizza e sorvete. Na área da Fontana di Trevi tem duas pizzarias muito boas também e alguns restaurantes que servem no almoço esses combos a que me referi acima... Mas a verdade é que eu recomendo passar por lá de dia, e voltar a noite... é outra visão, outro clima, outra experiência...


JANTAR:

Como já falei acima, eu elegeria um dos restaurantes na área da Fontana di Trevi pra jantar... eles costumam servir uma comida decente, não tão cara e o visual é imperdível. No caminho, vários outros restaurantes vão ter seu apelo, afinal, estamos em Roma... não hesite em desistir do jantar na Fontana porque ela vai estar lá no dia seguinte... agora o restaurante que você acabou de passar e achou charmosos no meio de uma vielinha... não te garanto que vc vai encontrá-lo no dia seguinte...

Outros dois lugares legais com excelentes restaurantes são Trastevere e Ostiense.

Eu estudava na área da Ostiense e voltaria em Roma só para comer de novo a pizza Margherita (agora aquela redonda, tradicional) do 900 (Nuovecento). Na minha opinião, o melhor restaurante de Roma. Eles tem uma spiedini de queijo com pancetta que é ridiculamente delicioso. E a sobremesa de ricotta com pistaccio é absurdamente deliciosa. E a tal pizza? Eu nunca comi uma pizza margherita tão boa na minha vida!




Minhas amigas do mestrado e eu nos acabando no 900...





A famosa sobremesa de ricota

Outros restaurantes que eu recomendo são os de Trastevere, mas é uma zona pra se chegar por volta das 5 da tarde e ter consciência que você só sairá a 11 da noite... É um dos lugares onde os romanos se encontram. Alguns marcos turísticos, obviamente (hello! Roma!!) mas não é o principal. Excelentes restaurantes e enotecas. Onde parar, é garantido!


CAFÉ DA MANHÃ e outros gostos imperdíveis:

Entre num BAR. Sim. BAR. Se disser BAR quer dizer café. Para café da manhã peça um capuccino e cornetto (eu prefiro os de chocolate ou avelã - aham nutella). Todos os dias. É isso que os romanos comem. E se você comer, vai entender porque... no primeiro dia, vem aquela questão: "Mas isso não é um capuccino!" aí você morde o cornetto (que nada mais é que um croissant doce, recheado de delícias). No segundo dia, você dá uma nova chance. No terceiro dia, você já não entende mais como viveu toda sua vida sem isso!!!

Outras coisas para se experimentar num BAR: un tramezzino (um sandubinha desses de triângulo. Bobo né? Try again: os frios dentro desse sanduíche são todos made in Italy, então estamos falando de salames, prosciutti e queijos que você jamais faria um sanduíche no Brasil, pois custam uma nota); il baba (não é romano, mas eles também sabem o que fazem: é um bolinho - que pode ser grande também - molhado no rum... maravilhoso!); caffe macchiato... etc




Il babà


Eu também recomendo parar numa loja de queijos e comprar um pedaço de alguma coisa e uma garrafa de vinho. Sentar na praça de Espanha e comer nas escadarias.

Obviamente todos esses restaurantes são budget. Se você leu até aqui e seu bolso não tem limites, sorry. Blog errado.

PS.: Eu sei que vou voltar a escrever sobre Roma e Itália, então abri um novo marcador...

4 comentários:

  1. Amiga!! Da para un blog nuevo, desde la pizza bianca, il baggette esperando el tren y la ensalada de arroz en Ostiense, hasta la version latina del aranccione y porque no? el aloe vera :D
    Beijos. Viviana

    ResponderExcluir
  2. Si!!! Tenemos un montón de historias que contar no? Siéntase libre para saltar a bordo con historias e fotos y ser la co-anfitrión del SSTC... Afinal eres mi sorellina;)

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaaaaa, A-MEI!

    Menina esse il babà é meio pornô hein, hahahahaha

    beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahahahahahaha!!! Agora que eu fui perceber... mas vai por mim, é bom!

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...