quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dodói


Ontem eu tive que ir ao hospital. Estou bem, nada demais. Mas na hora estava com uma dor muito forte, e eu já tive apendicite então aprendi a não take essas dorzinhas for granted.

E eu queria narrar em detalhes como é o hospital aqui sem sound creepy, então novamente: estou bem.

Mas quando cheguei, fomos pra Emergência, passamos por um detector de metais, e fui para a fila da triagem. Não tinha fila, então uma enfermeira me perguntou o que eu tinha, pediu uma identidade, e pediu para eu me sentar.

Em 2 minutos outros "pacientes" chegaram, mesmo procedimento: detector de metais, triagem, e sala de espera. Em 5 minutos que estávamos lá, me chamaram para uma sala de triagem (não mais fila de triagem). La uma auxiliar de enfermagem checou meu peso, pressão e temperatura. Depois um enfermeiro me perguntou sobre sintomas, nível de dor alergias, etc. Na sequência, a auxiliar de enfermagem voltou e me encaminhou para um quarto.

No quarto me pediram pra colocar uma daquelas camisolinhas de hospital (ugh!) e aguardar. Alguns minutos depois, um segundo enfermeiro me pediu um exame de urina. Na sequência, conheci o médico pela primeira vez. Ele me perguntou sobre a dor e fez exames rápidos (aperta ali, respira fundo, etc).

Alguns outros minutos e uma outra auxiliar de enfermagem veio colocar um IV (minha mãe chama isso de "pegar uma veia", rs), e eu quase desmaiei (quem me conhece sabe o pânico que tenho dessas coisas). Me deram remédio para dor - ó-te-mo. E então o médico voltou explicando todos os exames que ainda iria fazer, o que ele achava etc e tal.

Depois disso uma outra pessoa apareceu, para que eu assinasse uns papéis, em especial a autorização para tratamento, e obviamente, a conta. Eles coletam uma forma de pagamento e te perguntam sobre seguro. Eu tenho seguro então eu sabia que só teria que pagar o meu percentual (que na verdade é um valor fixo). O resto, o seguro pagaria.

Fiz os exames, e em um tempo de provavelmente 3 horas, estava diagnosticada, tomando a primeira dose de antibiótico na veia, e pronta pra ir pra casa.

Essa experiência fica para aprendizados e dicas:

1) Se procurar um hospital aqui, prepare-se para ficar pelo menos umas duas horas. Não interessa se dor de cabeça, ataque cardíaco, partes do corpo quebradas: vão te checar dos pés a cabeça. Eu acho isso ótimo.

2) Prepare-se para a conta. Nesta brincadeira, eu teria pago (sem seguro) uns $2,000.00USD. Isso é coberto pelos seguros de viagem na maior parte dos casos, e quem tem seguro aqui, paga só o tal percentual. Mas dois mil é quase que um mínimo para uma visita de emergência.

3)...e por isso que o pessoal daqui reclama do sistema de saúde. Não porque não é eficaz, mas porque não é barato. Obviamente, se vc não tem como pagar, vc pode "pendurar" a conta, ou declarar que não pode pagar. Mas isso suja o nome, coloca o seu crédito lá embaixo, além de ter uma dor de cabeça por uns belos 10 anos (que é quando eles "limpam" a dívida...)

4) Aquelas cenas de filme que o herói tira a IV do braço e sai correndo para salvar o mundo: MENTIRA!!!! Dói muito! Duvido que eles fariam isso na vida real :P

2 comentários:

  1. Dani minha nega... que triste isso! Mas vc está bem agora? Por isso que eu sempre digo: Saúde é tudo nessa vida!!! Bjs e melhoras

    ResponderExcluir
  2. Tadinha!! Eu não tinha visto isso!! Já meriorô!!?? Bjs

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...