domingo, 19 de fevereiro de 2012

De-touring

Detour = desvio





Eu sou a pessoa que morou em Roma e nunca foi ao Coliseu.

Também já fui a Paris 4 ou 5 vezes e nunca subi a torre.

Também nunca fui à Estátua da liberdade.

Pensando num roteiro "primeira vez em NYC" para Raquel, fiz uma lista mental de lugares e coisas pra se visitar, pensando no turismo enquanto aquela coisa que fazemos para conhecermos pontos estabelecidos como "turísticos".

But that's not me.

Quando eu visito algum lugar pela primeira vez, eu tento medir meu interesse pelo lugar e características do lugar pré-visita e claro: capacidade de me virar sozinha (pra saber quando e quantos city tours guiados eu vou precisar)...

Por exemplo: quando visitei Madrid tinha interesse na cidade em geral, mas mais especificamente em ver os quadros da infanta Margarita (não sei porque, mas essa menina é tão real pra mim, e eu gosto de Velázquez em geral), e visitar a casa de Cervantes em Alcalá de Henares. E foi isso que fiz. Não visitei a Puerta del Sol, não visitei o Palacio Real... Me arrependo de não ter ido a um show de flamenco e de não ter entrado no Templo de Debod. Mas o tempo era curto e não pude fazer exatamente tudo que queria. Mas fiz escolhas e não me arrependo... pequenos desvios...

E assim foi também com Roma, Lisboa, aqui nos EUA... Eu não faço tanta questão de visitar lugares só pq eles são conhecidos ou famosos: eles tem que ter alguma representatitvidade que valha o meu tempo. Outro exemplo: eu sou mega fã do museu de Orly, porque eu adoro impressionismo e tudo faz sentido. Mas eu achei o Louvre extremamente opressivo: obviamente eu não sei tudo sobre todas as época que ele retrata - e é o tipo de museu que dá uma vontade de gritar "ME DÁ UM TEMPO PRA EU SER BURRA". Pq é muita coisa, é muita cultura e arte, e aaaaahhh! Não quero.

Obviamente não é sempre assim: adoro (e recomendo) os city tours naqueles ônibus Double Decker (sem o topo, teto, sei lá como se chama aquilo): eles são narrados, mas vc tem tempo pra ver as cidade com calma e apreciar os lugares numa velocidade razoável, pra só então, partir pra lugares mais estratégicos. Em San Francisco fizemos o circuito turístico basicão, com direito a Alcatraz e esse ônibus. Claro que não pudemos fazer absolutamente tudo, mas saí de lá com o feeling de  missão cumprida. Meu interesse na cidade era genérico. Já em Sonoma e Napa, tínhamos interesses específicos, e deixamos de fazer uns passeios e visitas "obrigatórios" para irmos com mais calma e/ou conhercermos lugares que já queríamos conhecer há algum tempo.

Tudo isso pra dizer: se o seu negócio é moda, não perca tempo em Paris indo ao Louvre. Se seu negócio é comida, não perca tempo em NYC indo à estátua. Se o seu negócio é arte, não perca tempo na Califórnia visitando vinícola. Faça seus próprios "desvios" de percurso, e divirta-se com o que realmente te faz feliz. Desobrigue-se dos clichês de lugares e do conceito de férias como "escape"... Normalmente são nas férias que eu mais me encontro.... sou uma detourist.

2 comentários:

  1. Isso mesmo!, nada de roteiros pré-fabricados. E suas dicas não estão nada assim! Obs. Estou tentando converncer Lourenço a abdicar a estátua, rsrsrs, vai ser difícil...rsrsrs. Estou me divertindo, com todas as opções que vc me deu, e tantas que virão! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Xará, cade vc que sumiu? To com saudades dos seus Posts...

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...