sexta-feira, 10 de abril de 2015

Guia completo para jardineiros iniciantes - ou como nao matar suas plantas em 2 dias - ervas e hortalicas

Poucas coisas me deixam mais feliz do que temperar um prato com uma erva fresquinha, recém saída do pé. Ou preparar meu próprio pesto, em casa, com manjericão colhido ali na hora:


La no ape de Celebration...



 A gente agora mora na “fazenda” – apesar de ser um condomínio de casas “normais”, estamos numa area super rural. E temos espaço para plantar umas coisinhas bonitinhas, e também umas coisinhas gostosinhas...




Desde que comecei a morar “sozinha”, tenho pelo menos um pezinho de alecrim e/ou manjericão ao meu alcance. Adoro cozinhar, e adoro sentir o cheiro dos meus ingredientes, e escolhê-los com carinho, e entender como seus sabores interagem nos meus pratos.

Olha ai o manjericao a-r-r-a-s-a-n-d-o no macarrao com tomatinho, parmesao, azeite, e uns filezinhos na manteiga de acafrao e cebola... Bom demais!

Antes de nos mudar pra cá, moramos num condomínio que tinha uma horta comunitária:




Ali, aprendi a cultivar vários tipos de ervas comestíveis, alguns frutos, verduras e legumes.



Então, quando nos mudamos pra casa, a primeira coisa que fiz, foi plantar alguns tipos diferentes de ervas, especificamente temperos:



Dei inicio tambem a plantação de pimentão verde e vermelho:




E tudo que precisa é: uma terrinha boa, bem fertilizada, água, e uma poda ocasional (eu tento podar de 2 em 2 semanas, mas isso depende do tamanho das plantas).


A melhor e maior dica que eu tenho pra dar é: não deixe suas plantas completamente outdoors. Tem muitos bichinhos - e pelo menos eu fico sem vontade de comer quando acho um perdido por aí... 
No patio, fora de casa, mas dentro do screen

Dependendo da planta, eu gosto de deixar dentro de casa, pra dar um cheirinho gostoso:



Manjericão e sálvia, por exemplo.



Eu sinto esses cheirinhos, vejo essas plantinhas, e fico com agua na boca!

E vocês? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...