terça-feira, 24 de novembro de 2015

Musica Estrangeira – FRANCES E ALEMAO

Para encerrar a série, achei justo combinar dois idiomas que tem entrada praticamente vetada nas radios brasileiras: francês e alemão. Não sei porque, não entendo, mas é a realidade que se apresenta.


Eu não tive muito contato com a música alemã na vida, foi só ópera e música clássica. Até porque, cantado, pode parecer estranho aos nossos ouvidos... Por isso, peço encarecidamente a paciência de vcs para ouvir pelo menos uma banda, minha favorita... De um minuto da sua vida pra música abaixo:


Essa banda se chama SEEED, eles gravam também algumas versões (e covers) em inglês:


E alguns mix entre alemão e inglês:

(Sim, Cee Lo Green canta com eles)


Ja em francês, tem a Edith Piaf, que eu sempre achei sensacional, e vou fazer uma exceção aqui a Celine Dion – que sim, eu gosto, é meio brega eu sei – mas vou falar de outros artistas francofônicos, talvez menos conhecidos no Brasil...

Carla Bruni
A mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, além de ser linda, arrasa. Algumas pessoas talvez a conheçam da trilha sonora de Amelie Poulain (e a incrível La Noyee), mas essa aqui é uma das minhas favoritas:


Gostou? Escute também Le plus beau du quartier e J’Arrive a toi

Camille

Essa é a francesa com ar natureba, pé descalço, super cool & fresh, exatamente como imagino os franceses de hoje em dia com os quais gostaria de ser amiga... Entenderam? Escutem aí:


Gostou? Escute também Pour que l'amour me quitte e Ta Douleur

Stromae

Esse cara é belga, e simplesmente fora do comum: as músicas dele sempre tocam nas baladas, inclusive aqui nos Estados Unidos... Ele é MUITO bom e eu não sei se é porque eu ouvi demais, mas tenho a impressão que ele sim talvez tenha chegado ao Brasil:


Gostou? Escute também Tous Les Mêmes e Papaoutai

Indila
Mais uma francesa, que canta um tipo de R&B e um estilo parecido com o Stromae... Acho que ela faz musicas mais “relacionaveis” e faceis de ouvir, com qualquer humor:


Gostou? Escute também Tourner Dans Le Vide e S.O.S


Preciso fazer menção honrosa a Madeleine Peyroux, que não é francesa mas canta em francês - e acho que ela tb é mais popular no Brasil:
Essa musica nao é dela... é da década de 30, mas poderia ser dela né?

Espero ter feito meu papel de difundir essas linguas via musica, que é, na minha opiniao, a porta de entrada para outras culturas (depois das comidas e bebidas alcoolicas, claro...) Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...