quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Ano velho, vida nova - mudança 1



Eu sempre encarei o fim de ano como a época de fazer balanços, ver o que esta funcionando, o que precisa ser mudado, etc. Esse ano, algo interessante aconteceu: as coisas foram se desenvolvendo gradualmente, e me levando as conclusões que eu precisava chegar de forma natural - e não fez sentido esperar 2017 chegar para colocar as mudanças necessárias em pratica...

Eu li em algum lugar que o ator Will Smith teria dito que não faz resoluções de ano novo, porque se é algo que ele pode mudar ou fazer desde ja, por que esperar?

E agora, aqui estamos, no fim de dezembro de 2016 e eu ja estou ha alguns meses experimentando coisas novas... E é uma dessas coisas que quero falar em especial: 



virei vegetariana





Quem me conhece sabe que eu sou era carnívora mesmo: a rainha da churrascaria!

Evidencia numero 1

Sempre gostei de carne, de todos os tipos, e acho que apesar de não estar comendo, posso dizer que ainda gosto (posso? Não sei... sou nova nisso). Mas a dieta vegetariana caiu direitinho no meu contexto de vida: eu gosto muito de ovos, leite e derivados (queijos!!!), vegetais e legumes, tofu, e pra completar, ha alguns anos atras achei o shake de proteína que mais se encaixou com meu perfil e paladar - que alias, deixa eu ja fazer esse parêntesis aqui: proteína não é so animal, tem proteína nos vegetais também...  



Desde ja deixo claro que esse post não é pra tentar converter ninguém, nem nada. So vim aqui contar essa historia, porque acho que se eu - que nunca achei concebível trocar minha picanha por bolinho de abobrinha, consegui-, as vezes outras pessoas se inspiram e naturalmente, partem pra essa pegada também... A gente tem muitas definições e "falsas verdades" na nossa cabeça, que na maioria das vezes são frutos de marketing forte e capitalismo. Nada contra - desde que não me mate ou faca mal... 



Então, aqui vai minha lista de motivações:

a) Frango: pipou... ja deram uma olhada o que ta acontecendo com o frango? Aqui na gringa pelo menos, frango é super barato, cada peito que mais parece um lombo de porco, de tao grande e gorduroso. Se você cozinha, e ja preparou um frango caipira, você sabe o tamanho normal que ele deve ter... Aqui os bichos são surreais! é muito hormônio, muito antibiótico, e muita crueldade...



b) Boi: um dos maiores poluentes da Terra. Essa "produção" em massa esta destruindo nossa camada de ozônio. Acham que eu to de brincadeira? Leiam esse artigo da Time aqui.



Entenderam ne?

c) Porco: nao é a escolha mais saudável por causa da gordura, e consequentemente colesterol. 
Alem disso,
eles são uns fofos 



e super inteligentes



d) Peixe: a maioria dos peixes que comemos tem muito mercúrio, o que não é legal...

e) Outros: eu gosto de cordeiro, ocasionalmente pato e mariscos. Mas nao faço tanta questão... Tem motivações pra cada um deles também, mas em geral, tem a ver ou com saúde ou pena dos bichinhos...

Enfim, acima de tudo, minha decisão tem muito a ver com saúde. Tanto é que muito provavelmente, eu voltarei a incorporar peixes e frutos do mar no futuro, pois esses são mais fáceis de verificar a procedência, e com isso da pra tentar fazer uma escolha mais saudável... Alem disso, eles são fontes de outras coisas positivas, como Omega-3, vitaminas do complexo B, D, etc...

Nem tao radical viu?
Como falei no começo, essa é uma das mudanças que eu ja fiz esse ano, não esperei 2017 chegar pra tomar essa atitude... E confesso que não to sentindo aquela pressão de janeiro, aquela sensação de "segunda-feira eu começo"... To me sentindo é super bem e mais saudável do que antes - e to gostando de saber que é assim que começarei o ano novo :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...