sábado, 29 de abril de 2017

Títulos, carreiras e importancias




Quando cheguei na América e resolvi abandonar a carreira jurídica, muita gente me questionou - tipo, muita. Eu estava fresquinha do meu mestrado na Italia, com um ano e quebradinhos de experiência como professora de ensino superior, e um mundo de possibilidades de carreiras, especialmente acadêmicas... Mas não quis nada disso: virei as costas, e não olhei mais pra trás.

Formatura de Letras - porque eu ja queria fazer varias coisas ao mesmo tempo desde sempre.


E aqui, comecei a trabalhar integralmente com turismo. E me apaixonei. Acho que todo mundo sabe disso - e vê, hoje em dia, que eu estou feliz com a escolha profissional que fiz.

Minha primeira temporada como guia, em NYC, com minha passageira preferida: minha prima!


Mas nas indas e vindas de interação social, tem uma cara-careta que as pessoas fazem que é digna de estudo antropológico: quando respondo qual é a minha profissão.

Se voce trabalha num meio de exatas ou biomédicas, talvez você não sinta tão na pele essa emoção, mas a galera de humanas sofre... Turismólogos, biblioteconomistas, sociólogos, dentre outros, apesar de terem formação universitária tão superior quanto aos outros colegas de canudo na mão, são normalmente a piada da mesa. E quando eu falo que trabalho com turismo, a frase sequencial é "Hum... que delicia! Você deve viajar muito!"

Sim, viajo. Viajo porque gosto, viajo como hobby mas definitivamente não viajo tanto a trabalho. Conheço engenheiros que viajam o ano inteiro. Médicos que não saem de convenções e conferencias. Mas eu mesma, normalmente viajo, mesmo que a trabalho, pouco - se comparado com outras carreiras. E detalhe: ja gostava, e ja viajava, antes - muito antes, desde sempre...

Muito antes de trabalhar com turismo, estava eu viajando em Buenos Aires, quando avistei o belíssimo prédio da faculdade de Direito...

Meu trabalho tem uma parte técnica também. Confesso que com a integração entre tecnologia e vida, hoje em dia, é difícil pensar num trabalho que não tenha uma parte técnica, especialmente conectada a informação. Mas o tipo de habilidade que o meu trabalho requer vai alem das tecnicidades: preciso de 1) criatividade; 2) habilidade de negociação; 3) muita, mas muita, disciplina. Apesar de ter um chefe, eu não sou gerenciada no meu dia-a-dia: faço o que eu achar que tem que ser feito. Recebo ordens de projetos específicos, e tenho prazos de entrega, mas como meu papel envolve desenvolvimento de produto, minha principal função é criar e conectar.

E eu tenho um titulo: sou gerente. De operacoes e desenvolvimento. Mas acho esse titulo uma bosta. Mas dado o fato de que algumas pessoas so vão atender o telefone ou responder meus emails se eu tiver um titulo relativamente importante, então, me deram esse ai.

Apesar da descrição total e completa em primeira pessoa, esse post tem mais a ver com duas reflexões: 

1) Títulos e carreiras: se voce pudesse ser/fazer qualquer coisa, qualquer uma, qual seria? O que você faria? Sabe quando você pergunta isso pra crianças, que não tem noção de status social, hierarquias, etc, e elas respondem "bailarina!", "astronauta!", "lixeiro", etc... Essa é a resposta mais genuína que podemos receber... Então, entra ai em contato com sua criança anterior... e pensa... de verdade: o que você gostaria de estar fazendo profissionalmente que te traria felicidade/prazer como se fosse um hobby?


2) Importancias: se voce não esta na sua carreira dos sonhos, se você todo dia trabalha e não esta feliz, o que esta te separando da vida que vai te trazer felicidade? E se você esta feliz, você esta feliz por que? O que é realmente importante pra você?


Pensem ai... Eu penso nisso com uma certa frequência, é dessas reflexões que nascem vontades de fazer cursos, escrever, mexer no jardim... mesmo que eu não mude completamente de profissão (ate porque, agora, não quero), tenho sempre os "colaterais" que me trazem muita alegria... E o negocio, no fim das contas, é ser feliz né?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...