quinta-feira, 28 de maio de 2015

Americans!


Ontem, como muitos ja sabem, nos tornamos cidadãos americanos. Essa é uma conquista cheia de “blood, sweat and tears”, pois apesar de não dramatizarmos muito, a vinda pra cá, todo o processo de legalização e adaptação, não foram fáceis.

Tenho um certa “dor de corno” quando ouço algumas “personalidades” (ou não) brasileiras que falam “o Brasil está terrível, prefiro ser faxineira/o em Miami”.

Será?
Can we?

Eu vim pra cá há quase 10 anos, uma decisão que pouco teve a ver com a economia, e muito mais a ver com o coração... Não julgo quem vem pra cá se arriscar na obra, na faxina, na ralação nossa de cada dia, mas olho bem torto pra madame de Copacabana que solta uma dessas, assim ao Deus dará... Eu tive que colocar meus 2 diplomas universitários, 1 MBA e 1 mestrado, junto com qualquer orgulho profissional no bolso, e recomeçar engatinhando uma carreira aqui, que 7 anos depois, está solidificada...

Mas não é fácil. E não é pra qualquer um.

Além do desapego, mudar de país requer um senso de aventura que apesar de poético, requer um super controle (de ansiedades, medos, etc), e uma mente aberta... Saber se adaptar a sua nova terra, incluir no seu dia-a-dia novos hábitos, sem perder a identidade é desafiador.

Sorrisinho "we made it"!


Eu não me considero totalmente americanizada, nem estou tentando ser. Não acho que os EUA seja o melhor lugar do mundo, mas para o nosso contexto de vida, pessoalmente, e no momento atual, é. Acho que daqui uns anos, exploraremos outros mares - tenho uma queda louca pelos países escandinavos, e a Europa tem seu lugar...

Me identifico...

Mas hoje, tenho uma gratidão infinita, e muito orgulho de dizer que sou americana: “esquecer” meu carro e minha casa abertos constantemente e isso não ser um problema, passar por TODAS as pessoas na rua e ouvir um “bom dia”, poder escolher uma profissão que traga verdadeira satisfação pessoal e ser devidamente remunerada, não me preocupar com os impostos ou para onde o dinheiro dos impostos vai, conviver com outras culturas diariamente, dentre muitas outras coisas... - esse país me dá oportunidades diárias de conhecer uma felicidade que até então eu não sabia possível.




Um comentário:

  1. Parabéns aos dois pela conquista! Imagino como é importante para vocês! São corajosos!! Saudades!!!!

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...