terça-feira, 19 de maio de 2015

Guia completo para jardineiros iniciantes (ou como não matar suas plantas em 2 dias): JARDINS

Aqui nos EUA a maioria das comunidades residenciais (e grande parte das comerciais também) tem que seguir parâmetros de belezuras – o famoso “curb appeal”: 




 Ou seja, se for pintar as paredes externas da casa tem que ser de cores pré-determinadas, se for mudar a estrutura da casa de qualquer maneira (acrescentar um quarto, piscina, etc) tem que ter aprovação prévia, e claro, os jardins tem que ser impecáveis. 



Nada de grama alta, flor morta, ou decoração de Natal exposta até março – a “polícia” do bairro, controlada pelo HOA (Home Owners Association), te multa.

Nao importa o estilo da casa, o visual tem que estar sempre nos "trinks"

Nós, moradores, pagamos uma taxa anual pra esse HOA existir, e decidimos junto a ele, regras via votação. Como nós compramos nossa casa zero bala, foi um processo fácil, mas quando você chega num bairro novo, tem que se ligar no regulamento local...


Enfim, isso pra dizer que desde que chegamos aqui, estamos de olho no nosso jardim. Temos uma pessoa pra cortar a grama, mas o resto, somos nós mesmos que fazemos... E sabe que é mega-terapêutico?



Por exemplo, aprendemos que a área onde plantamos as flores decorativas, os “shrubs”, e as árvores são normalmente cobertas por mulch, que são um mix de cascas de madeira, as vezes com folhas secas, mas na essência, um material orgânico, que protege a terra e cria um visual show (pois existe de varias cores):


Muita gente usa pedrinhas também – inclusive temos um projeto para o jardim dos fundos mais ou menos nesse estilo:



O mulch precisa ser trocado de tempos em tempos, o nosso por exemplo, ja está meio “passado”:


Além do mulch, nós precisamos “trocar” as plantas com uma certa frequência. Existem plantas perenes (perennials) que deveriam durar o ano inteiro, como essas vermelhinhas do nosso jardim:



Porem, depois de 3 meses, elas ficaram queimadas, e morreram... Eu não dou muita trégua não: ficou feio, arranco fora, e bola pra frente. Mas teoricamente, daria pra fazer um belo jardim de flores perenes:


Por outro lado, existem as annuals: flores e plantas que são feitas pra resistir somente aquela temporada.



Eu achava um desperdício ficar comprando e plantando  flores novas, ja sabendo que elas não iriam durar... Mas tem como resistir essa lindeza?


As pessoas tem jardins “anuais” perenes (como roseiras, que nao morrem, mas só florescem certas épocas do ano):

E pra elas resistirem, tem que ter um cuidado muito intenso... e eu ainda nao cheguei nesse nivel...

O nosso jardim também exige cuidados constantes... De tempos em tempos,  nós podamos os “shrubs” – arbustos perenes decorativos, que servem como uma espécie de cerca viva, e também temos um bebedourozinho pros passarinhos e borboletas...





Eu ja disse antes que essa nova  “atividade doméstica” me surpreendeu por ser terapêutica e divertida, mas acho que vai mais além: tem um senso de liberdade de poder passar um sábado de manhã cavucando a terra, escolhendo cores, sentindo cheiros da natureza...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...