segunda-feira, 27 de junho de 2016

Um, dois, tres!

Eu tive uma colega de trabalho que era uma negação na cozinha, e falava que quando tinha que fazer algo, pra receber amigos em casa, levar para um “junta-pratos”, etc, ela se limitava a receitas que tivessem no máximo, 3 ingredientes. Mais do que isso estava completamente fora de cogitação, pois ela sabia que ia se embananar.



Na época,  achei engraçado, e me dei um tapinha congratulatório nas costas reconhecendo que claramente, eu maga honorária da cozinha, não tinha esse problema. Até me dar conta de que a maioria das coisas que eu faço NÃO LEVAM MAIS DO QUE 3 INGREDIENTES! E outra: eu tento usar uma panela, quase sempre... Não gosto de sujeira e acredito que o gostinho de uma coisa potencializa o sabor de outra, especialmente numa receita, onde no final tudo fica junto e misturado!

Por que vcs acham que risotto é tão gostoso? Tudo junto e misturado!

  
Agora, convencida da idéia que faço coisas fáceis e gostosas, achei uma boa compartilhar... Afinal, qunado a gente se dá conta que é possível dominar a cozinha com apenas 3 ingredientes, um mundo novo de possibilidades se abre, não é mesmo? Ah! Sal e pimenta não contam viu? Esses aí são ao gosto do fregues se/quando necessário:


ENTRADINHAS:
Tamaras com bacon
- 500 gr de tamaras secas
- 300 gr de bacon em fatias
Enrole meia fatia de bacon na tamara, prenda com um palitinho. Leve ao forno por 20 a 25 minutos a 175C.

WHAT??? Só 2 ingredientes????




Pasta de menta e alho
- 500gr de ricotta
- 1 a 2 dentes de alho (depende do quanto vc gosta de alho)
- 1 ramo de menta fresca
Bata tudo no liquidificador com sal, pimenta e azeite a gosto até obter uma massa esverdeada e homogênea. Sirva com paezinhos, biscoitos de sal ou simplesmente se lambuze retirando tudo que sobra no liquidificador... Essa pasta é um sucesso porque apesar do gosto forte do alho, a menta dá um frescor especial.

E vamos pelo menos tentar torrar o paozinho nos mesmos ne gente? So cortar, jogar um azeitinho, sal e ta tudo certo!


PRATOS PRINCIPAIS:
Rotini com molho gorgonzola
- 1 caixa de rotini
- 200gr de gorgonzola
- 1 lata de creme de leite
Prepare o rotini como instruído na caixa. Quando escorrer a água deixe um restinho na panela. Retire o rotini da panela onde foi cozido, deixando o restinho da água no fundo, e acrescente o queijo gorgonzola (em pedaços) e o creme de leite. Leve ao fogo até engrossar. Misture o molho ao macarrão e ENJOY!
Gourmetize: eu acrescento nozes picadinhas ao molho, umas folinhas de salvia se for servir em pratos individuais, e finalizo com um glaze de vinagre balsamico (meu go-to elemento gourmetizador).
Nota: Eu particularmente só acrescento pimenta do reino nessa mistura, pois a água ja tem sal (e um pouco de amido que o rotini solta naturalmente, o que ajuda a engrossar o molho) e o gorgonzola costuma ser bem salgado.



Filé mignon e batatinhas assadas
- 500gr de Filé mignon cortado em medalhões
- 500gr de batatatinhas (pequenininhas, não sei como chama no Brasa)
- 1 ramo de alecrim fresco
Tempere o filé mignon com sal, pimenta e azeite a gosto. Eu gosto de alho, então normalmente coloco alho também. Coloque os medalhões numa assadeira, cubra com papel aluminio e leve ao forno a 180C por aproximadamente 20 minutos para um ponto médio de cozimento (o meio vai estar avermelhado). Para bem passado, deixe 30 a 40 minutos. Retire o papel aluminio, vire os medalhões e coloque o forno no modo grill por mais 10 minutos.
Ja que o forno estará ligado... Lave bem as batatinhas, e tempere-as com sal, pimenta e azeite a gosto, bem como com folhas de alecrim (solte as folhas do raminho e tente espalha-las pelas batatinhas. As batatas podem ser preparadas inteiras, com casca e tudo, mas eu normalmente as corto no meio ou em quartos. Deixe no forno por 30 a 40 minutos, ou até dourar.


(Ja falei dessa batatinhas aqui... e sim, pode colocar tudo junto no forno ao mesmo tempo que dá certo!)


SOBREMESAS:
Creme  e...
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara de açúcar
(opcional: extrato de baunilha)
Bata o creme de leite e o açúcar na batedeira. LEVE AO CONGELADOR POR PELO MENOS 15 minutos (importante porque isso requer paciência).  Sirva com frutas, sorvete, puro, como preferir. Eu particularmente gosto de colocar em cima do capuccino ;)
Eu chamo esse creme de chantilly. Tem gente que coloca manteiga, fermento, ovo, pernas de aranha... Pra mim, fica perfeito assim. Nem o soro do creme de leite eu tiro, porque NUNCA SOBRA NADA.



Bananas foster
- Bananas cortadas em rodelas (maduras)
- Licor de laranja (Grand Marnier ou similar)
- Açúcar (canela opcional)
Reparem que não tem quantidades... Eu normalmente faço essa sobremesa quando minhas bananas estão prestes a estragar... Então ajustem o açúcar da seguinte forma: coloque as rodelinhas de banana que vc tiver na panela, e va acrescentando uma  xícara  de açúcar aos poucos... A não ser que vc esteja fazendo mais do que 6 bananas, uma xícara sera o suficiente para cozinhar as bananas... Lembre-se que o  açúcar vai derreter e o objetivo não é deixar as bananas desmancharem – apenas amolecer. Elas vao ficar amarelinhas e moles. Quando estiverem nesse ponto, coloque o licor de laranja. O certo é flambar. Mas se isso é um nivel muito avançado pro seu comforto, apeas acrescente o licor e cozinhe mais uns minutinhos, até borbulhar. Sirva com sorvete de baunilha.

Gourmetize: coloque umas laminas de amendoas e uma folinha de menta para serviço individual... Fica bonitinho e as amendoas complementam o sabor super bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...