terça-feira, 9 de maio de 2017

Forever on vacation








Vir morar nos Estados Unidos foi realizar um sonho: sempre que vínhamos para ca, eu idealizava essa vida de parques da Disney, compras em outlet e férias eternas que, obviamente, não necessariamente condizem com a realidade. Mas isso não quer dizer que, de uma forma ou de outra, acabamos vivendo constantemente de férias... Enumerei algumas razoes por que me sinto assim:

1) Paz
Sempre que conversamos com amigos, temos essas noticias cabeludas do Brasil, de pessoas que sofreram atos de violência: assaltos, sequestros ou até mesmo, assassinatos. Isso, por si so, ja nos deixa extremamente tristes, mas existe a outra violência, meio que indireta: a de estar sempre atento para que nenhuma dessas coisas aconteça. Sao prédios com porteiros e portas de garagem modificadas para segurança, cameras por todas as partes, olhar varias vezes ao seu redor antes de entrar no carro, sair do carro, ir ao banco, sair do banco, ir na padaria, sair da padaria... Eu sei que a gente se habitua, mas não deveríamos. Esse é o tipo do costume que eu não faço questão de ter mais na minha vida... Ter essa paz me da uma sensação de "descanso" - bem parecida com aquelas férias despreocupadas na beira da praia ou num friozinho da montanha...



2) Tempo
Eu sei: tempo passa igual pra todo mundo. Mas aqui, por causa de umas praticidades do dia-a-dia a gente acaba tendo mais tempo. Seja porque as estradas são melhores, e voce chega do ponto A a B mais rapidamente; seja porque os supermercados tem opções ilimitadas com preços justos; enfim, como falei inicialmente, sei que o tempo passa igual em todos os cantos, mas a gente simplesmente consegue fazer mais coisas. Quem ja veio aqui, sabe a alegria que é chegar no Walmart e fazer compras - de eletrônicos, cosméticos, roupas ou qualquer outra coisa - a qualquer hora. Pra quem é capixaba, isso tem um peso ainda maior, ja que o comercio não abre aos domingos e feriados, limitando os horários para conseguir fazer coisas básicas...  Sabe quando a gente esta de férias, sem pressa, e tem a oportunidade de ir comer tarde, ou ficar "na rua" batendo perna, vendo vitrines, sem se preocupar com a hora? Pois é...




3) Dinheiro
Na mesma categoria de tempo - dinheiro é dinheiro. A diferença é o que o dinheiro pode comprar aqui é diferente do que o dinheiro compra no Brasil: voce não precisa de uma renda ridiculamente absurda pra ter o carro do ano, uma casa nova, uma vida digna... Claro, muito da questão financeira depende de cada um, porém não é justo que no Brasil voce compre uma garrafa de vinho 300% mais cara que a mesma garrafa aqui... Ter um orçamento é parte das férias (pelo menos, das nossas férias - não temos fundos ilimitados!) - e viver aqui, parece um pouco isso: sei exatamente quanto as coisas custam, custaram e vão custar... Da pra se planejar e gastar, sem medo...



4) Diversão
Ok, o Brasil é bem divertido. Em Vitoria, tive alguns dos fins de semana mais divertidos da minha vida - desde participar de enduros de aventura, passear de barco, encontrar com amigos no Abertura e por la ficar horas e horas e horas... Mas aqui também fiz muitas dessas coisas (menos Abertura rs): participei de meia-maratonas e outras corridas lindas e divertidas, passeio de barco (uns ate bem grandiosos, desses que da pra dormir dentro enquanto conhecendo as Bahamas, Grand Cayman, Mexico...) e, fora os parques da Disney, Universal e outros... Lógico, não é o estilo de todo mundo, mas pra quem gosta, isso aqui é o paraíso. Mas o mais louco, é que essas atividades não são raras ou sazonais - são coisas que podemos fazer sempre, e isso da um gostinho especial...

Muitas dessas coisas, tem a ver com o estilo de vida, mas entre os itens e razoes acima, e os passarinhos cantando no meu quintal, eu pessoalmente me sinto constantemente de ferias.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...