segunda-feira, 15 de maio de 2017

Feijao na slow cooker





Eu ja falei, em detalhes, sobre a slow cooker.

E como acho que seu uso não é muito difundido no Brasil, eu não fico dando receitas das delicias que rolam por aqui com essa panelinha magica... Mas resolvi abrir uma exceção pro feijãozinho...

O negocio é que eu nao gosto de panela de pressão: tenho medo. Medo, mesmo. E apesar da mamãe, minha vizinha de porta, sempre cozinhar feijão delicia, é bom saber que eu mesma tenho habilidade pra me virar e fazer meu próprio feijãozinho de vez em quando...

Entra em cena novamente, minha slow cooker :)

Vamos no passo a passo então, ate porque quero mostrar como o negocio é fácil:


Primeiro de tudo: "cate" o feijão. Eu uso um feijão parecido com o feijão carioquinha brasileiro, que aqui nos EUA se chama "Pinto" (é sério). Eu ja fiz com feijão preto também, mas para fins dessa receita especifica, vamos falar dos Pinto Beans: eles são mais macios. Ainda assim, eu os deixo de molho durante a noite porque diz a lenda que deixar feijão de molho, alem de acelerar o cozimento, evita dar gases...


No dia seguinte... Escorra o feijão, enxague bem (uma, duas, três vezes... ) e direto pra panela! Pra uma libra de feijão  (mais ou menos meio quilo), eu coloco uma cebola (grande) inteira picadinha...


...E uma colher bem cheia de alho também picadinho... 

...Duas folhas de louro... (acho que o sabor do louro da o "toque"!)...

...Uma caixa de caldo de vegetais. Para isso tenho que fazer uma observação: caldo de caixinha é o mesmo que voce usar um cubinho de temperos (desse como da Maggi, Knorr...) e dilui-lo em agua. O lance com os caldos de caixinha, ja líquidos, é que eles vem com menos sódio do que os cubinhos concentrados... E também, como eu não to comendo carne, eu uso esse caldo de vegetais... O "gostinho" normalmente vem dos caldos que tem bacon, carne, etc... Mas mesmo com o de vegetais fica gostoso...

... Sal a gosto (eu uso esse sal iodado porque iodo é importante pra gente...)...

...Pimenta do reino (eu coloquei um pouco de pimenta vermelha  - cayenne pepper - no ultimo que fiz, e apesar de ter ficado gostoso, ficou mais picante.... então esse é outro ingrediente que fica a gosto do freguês)...

...Uma colher raza de vinagre de maça: outro segredinho que aprendi aqui, e que garante o bom cozimento dos feijoezinhos...

E é hora da magica! Aperte POWER -> Program

Com as setinhas do lado, coloque a quantidade de horas (no caso do feijão, são 4 horas)...
Selecione se o cozimento é HIGH ou LOW - 4 horas em HIGH fica no ponto - mas se voce quiser aquele feijão que ja tem um sabor mais apurado, com todos os temperos 100% integrados em cada grao, selecione 8 horas em LOW...

Quando voce apertar ENTER, vai aparecer essa mensagem "COOK" - ou seja, ja ta cozinhado!!! UEPA!!!


4 horas depois... TCHARAN!!!!!! Feijão fresquinho, pronto para o almoço!!! VIVA a SLOW COOKER!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...