sábado, 20 de março de 2010

Forcas estranhas.


Eu acredito no marketing e no poder que ele normalmente exerce sobre as pessoas. Adoro observar a forma como uma sociedade inteira se altera pra encaixar uma "vontade" comercial que nao se sabe de onde vem, pra onde vai, ou ateh mesmo pra que serve. So da pra saber que se esta na zona de abate, abatido sera. Essa impotencia com relacao a alguma coisa, essa entrega eh quase poetica pra mim.

Classicos exemplos:

- Eu nao consigo evitar o Starbucks. Depois de morar no Brasil, que tem cafe no sobrenome, e na Italia e tomar o cafe mais classico do planeta, eu vim parar aqui, e pela forca descomunal do marketing, sou viciada num cafe que levo 23.7 segundos pra falar o nome inteiro (duvida? tenta: tall skinny dolce cinnamon latte). O cafe eh bom? Eh desconsiderando que praticamente NAO EH CAFE. Eu preciso disso na minha vida? Nao! Entao por que nao soh eu tomo TODOS OS DIAS como tb tenho um cartao fidelidade Starbucks???

- Qual eh a diferenca entre o Ipod shuffle e o MP3 player com o mesmo preco? Bom o Ipod shuffle soh tem duas funcoes: embaralhar as musicas ou tocar na ordem que vc baixou (alem do volume). O MP3 tem tela, passa fotos e filmes (eh um MP4 na verdade), toca as musicas na ordem que montar as pastas, armazena e le informacoes de arquivos de texto em geral, etc, etc. Mas o que ele nao tem? A forca da marca da Apple!

Mas isso sao exemplos muito evidentes... Mais interessante mesmo eh usar Victoria Secret's e se achar mais bonita. Usar a linha Live Strong do Armstrong e da Nike e achar que ta mais malhado. Digitar num Mac e se achar mais inteligente. Tomar Cosmopolitan e se achar mais sexy.

E assim vai...

A unica coisa que ateh agora acho que faz sentido (ou entao eh a melhor estrategia de marketing da historia) eh a ASICS: meu tenis de corrida da Asics mudou a minha vida. Foi o primeiro tenis que meu pe se adaptou e que consegui correr. Esse tenis me faz correr. Me faz querer correr de verdade.
Agora entao que descobri que ASICS significa Anima Sano In Corpore Sano to me achando a mais erudita das corredoras...

2 comentários:

  1. Hehehehe
    Ontem tomei um cosmopolitan e me achei a new yorker...rs
    Será que se seu comprar um Asics eu consigo correr...? (Vou ficar no Pilates...)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vamos a um exempo mais popular: Tomar uma NovaSkin: Tô no salão, cortando o cabelão, e vou pro botecão tomar um cervejão!

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...