segunda-feira, 12 de setembro de 2016

EPCOT Food and Wine Festival 2016

Recebi a ultima edição do Mickey Monitor, que é o livreto para pessoas que tem passe anual da Disney, contando o que vai rolar nos próximos meses: novas atrações, eventos, etc.




E dia 14 de setembro começa o meu evento favorito no Epcot: o Food and Wine Festival.

Todo ano, a entrada do parque é decorada especialmente para o evento.


Todo ano, vários países e regiões do mundo são representados por barraquinhas espalhadas na área dos países, o World Showcase, e alguns tipos de cozinha especifica também são prestigiados (como orgânica, vegetariana, etc).

Essa Farm Fresh ano passado arrasou! E eles estavam servindo a I-4 IPA que é uma Indian Pale Ale feita aqui em Orlando!


Alem das barraquinhas, rolam vários eventos especiais no parque e nos hotéis, como palestras, mini-cursos e seminários, refeições em chef’s table com chefs super renomados, sommeliers de tudo quanto é canto do planeta, enfim, uma celebração de cheiros, cores e sabores!

Essa é a Chef Cat Cora, FERA demais na cozinha, especialista em pratos mediterrâneos.


Nos normalmente vamos ao parque umas duas vezes por semana nessa época, e aproveitamos para jantar no parque - e o legal é que as porções são so um “taste”, ou seja, pequeninas, pra você provar e partir pra próxima. Duas ou três barraquinhas depois, você ja esta satisfeito.

E esse strawberry and champagne sorbet do ano passado? Tudo bem ai?


Eu adoro poder provar varias coisas numa mesma refeição - tem gente que vai comer fora e sempre pede a mesma coisa. Nada contra, mas eu sou flavor explorer: gosto de provar coisas diferentes, mesmo que não goste ou não me seja familiar - as vezes uma mistura inusitada gera um sabor que vai bem de acordo com seu paladar.

Por exemplo, eu NAO gosto de batata doce. Mas o gnocchi de batata doce com salvia, especialmente esse do Trader Joe's que é so esquentar no microondas... Delicioso E fácil! Mas so descobri porque experimentei... mesmo não gostando de batata doce...


Eu gosto tanto de tasting parties, que tenho, em casa, vários “tasting dishes” que são recipientes próprios para porções menores.



Confesso que tem tempo que não faço algo assim, inspirado, em casa. O ultimo que fiz foi um micro passeio pela Italia:

Da direita pra esquerda: colheres de pecorino com geleia real, mini salada caprese e copinhos de tiramisu 

E é tão gostoso fazer tudo pequenininho! Eu sinceramente acredito que isso afeta o sabor também - acho que uma mini-porção faz com que a gente preste mais atenção no que esta comendo.

Devagar e sempre! Nao da vontade de comer um de cada?

Como a caprese e o pecorino com geleia real são basicamente cortar coisas, deixo abaixo a receita ORIGINAL de tiramisu, que aprendi na escola na Italia - mais roots do que isso, so indo la na Italia comer um!



Ingredientes:
  • 400g de mascarpone
  • 200g de biscoito champagne
  • 150g de açúcar refinado
  • 4 gemas
  • 2 claras
  • 3 xícaras de cafe expresso (xicarazinha não xícaras de medida!)
  • cacau em po 

Modo de fazer:
Prepare as claras em neve. Numa tijela separada, bata as gemas e o açúcar. Bata ate o creme ficar com uma cor clara e textura espumosa. Delicadamente, incorpore o mascarpone a essa mistura. Uma vez bem misturado, junte as claras em neve.

Coloque o cafe expresso num prato. Molhe os biscoitos champagne, um a um no cafe, e coloque no fundo de uma travessa. Uma vez coberto todo o fundo, coloque uma camada do creme. Va construindo “andares” da sobremesa, sendo um de creme, um de biscoito. O ultimo deve ser de creme. Por cima do creme do ultimo “andar”, espalhe o cacau em po - eu uso uma peneirinha - da pra fazer formatos, escrever coisas… enfim, inventar moda!


O grao de cafe na foto do meu mini-tiramisu, é um “chocolate covered coffee bean”, que vende no Publix, nao sei se vende desse no Brasil. Mas pode ser uma gotinha de chocolate ao leite. E eu sei que tem como fazer em casa também... Mas ai é com vocês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...