sexta-feira, 9 de setembro de 2016


Vamos fazer panelaço fora Dilma! Vamos fazer protesto fora Temer! É mensalão! É petrolao! É golpe!

Tudo muito lindo e patriótico! Os dois lados se manifestando, assim como deve ser numa democracia. 

Mas sabe quando as coisas realmente vão mudar? Eu não sei.  

Mas eu sei quando elas NAO vão mudar.

Nada vai mudar enquanto acharmos normal que as nossas empregadas domesticas sejam obrigadas a andar num elevador diferente dos nossos, por causa da profissão, ou por causa da classe social, ou por causa do raio que o parta.

Nada vai mudar enquanto acharmos que ta certo ter uma carteirinha de estudante no bolso sem ser estudante, porque o preço do cinema é muito caro.

Nada vai mudar enquanto eu corro que nem uma louca nas estradas e freio quando sei que tem um pardal/radar ou uma blitz.


Esses exemplos dai de cima são coisas que EU pessoalmente fiz, e tem muitos outros exemplos, mas so pra deixar bem claro que eu sou parte do problema, voce é parte do problema, todo mundo na sua reles existência, é parte do problema.

Se eu não sou estudante, eu não tenho que ter uma carteirinha de estudante falsificada: as opções são pagar a entrada inteira ou não ir ao cinema. Ponto.

Se o direito a igualdade é inviolável de acordo com o artigo 5o. da Constituição Federal, porque raios EU permitia que o direito da Maria, que trabalhava la em casa, fosse violado todos os dias, pelo menos duas vezes ao dia?

Não to dizendo que não devemos ir as ruas, não devemos lutar pela democracia ou pela justiça social coletivamente, e pela paz no mundo em todo desfile de Miss Brasil, America ou Qatar. So estou dizendo que enquanto fazemos isso podemos AO MESMO TEMPO, olhar para o nosso próprio umbigo e pensar nas coisas que podemos fazer efetivamente, no nosso dia-a-dia, para alavancar o processo de melhoria pra todo mundo. 


Por exemplo, ta preocupado com o aquecimento global? Tome atitudes que ajudem o planeta, mesmo que elas lhes sejam desconfortáveis ou inconvenientes. Não adianta ir peticionar junto ao governo pra fechar a Samarco se voce escova os dentes com a agua rolando na torneira. E observem: não estou defendendo a Samarco. So estou dizendo que a nossa parte é muito mais simples porque depende so da gente mesmo.

Vivendo aqui nos EUA, todo o dia eu tomo uma SURRA de civilidade e constantes lições de empatia. Não estou dizendo que os Estados Unidos é o melhor lugar do mundo, mas com relação a isso, acho fenomenal. O jogador de futebol americano que não se levanta durante o hino nacional em protesto a violência dos policiais contra negros esta colocando o rabo dele na reta. Independente de eu concordar ou não com a atitude dele, ele pelo menos esta pessoalmente fazendo alguma coisa para tentar ilustrar o desgosto e revolta que ele esta sentindo com relação a isso. É a solução do mundo? Não. Mas é parte da solução de um problema? SIM.

Ta vendo a diferença? 


Acho que sempre seremos parte do problema. Mas se houver algo que possamos fazer, num nível pessoal e microcósmico pra tentar melhorar, pelo menos assim estaremos na categoria de ser também, parte da solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...