domingo, 11 de junho de 2017

De volta as carninhas... e MACROS




E depois de 6 meses numa dieta pescetariana, resolvi voltar a comer carne.

Existe toda uma parte filosófica que ainda me deixa super dividida, mas a verdade é que eu estava compensando a falta de carnes em carboidratos - e isso não estava legal pra minha saúde... Nos últimos meses eu ate tentei ajustar melhor os consumos, mas na casa da massa e do vinho, esse é um objetivo difícil...

Outro assunto que ainda não falei por completo aqui, mas prometo que estou preparando um post completíssimo sobre, é que estou fazendo Crossfit. No mínimo 5 dias por semana. Gente, HAJA shake de proteína, ta?! O gasto calórico dos treinos é alto, mas se voce esta com planos de emagrecer é importantíssimo manter uma dieta "lean" - e o meu consumo excessivo de carboidratos não estava ajudando...

Enfim, faz uns 10 dias que voltei a comer carne e estou me sentindo ok. Eu não digiro carnes (proteínas de maneira geral) muito bem, então tenho que ter atenção no horário e forma como estou consumido-as, mas queria trazer esse update a tona, porque apesar de ter voltado a comer carne estou prestando MUITA atenção de onde ela vem - frango, so orgânico, com dieta vegetariana, e criado livre. Boi também tem que ser os alimentados naturalmente. Prestando atenção a esses detalhes talvez eu tenha mais sucesso nesses próximos 6 meses...

E se nao, daqui a pouco volto pra fazer um update sobre qual dieta estou seguindo...

A segunda noticia é que decidi tentar uma dieta que conta/calcula o consumo de macronutrientes. Pra quem conhece a dieta ZONE, trata-se de um conceito parecido: voce divide seu consumo de carboidratos, proteínas e gorduras de acordo com seus objetivos, e controla o consumo dos mesmos com base nos números. 

Por exemplo, numa dieta para perder peso, voce pode considerar as proporções 50/25/25 - onde 50% do seu consumo diário deve ser de carbs, 25% proteína e os 25% restantes de gordura. Você calcula isso em cima do valor de calorias, então digamos, 1600 cal por dia. Multiplique cada um desses números pelo total de calorias por dia, então 1600 * 0.50 = 800. Agora vem a parte que exige um pouco de conhecimento: 1 grama de carboidrato tem aproximadamente 4 calorias. Então para chegar na quantidade correta de carbs por dia você tem que dividir o resultado da conta acima (800) pelo numero de calorias por grama, nesse caso dos carboidratos. Então 800/4= 200g. Ou seja, numa dieta de 1600 calorias por dia 50/25/25 você deve consumir 200g de carboidratos por dia. E assim sucessivamente para as gorduras (que tem aproximadamente 9 calorias por grama) e proteínas (aproximadamente 4 calorias por grama). Entenderam?

(Eu sei que pode ser complicado, mas tem apps que calculam isso pra você, como o myfitnesspal).


Para ajudar a me manter na linha, comprei umas belezuras super úteis, que pelo jeito serão minhas melhores amigas nesses próximos meses de dieta:

Balança de alimentos - porque se vocês repararem na conta acima o resultado sai em gramas... Então precisamos pesar as coisas de forma correta, ne?

Xícaras e colheres medidoras - a verdade é que eu quase nunca meço as quantidades das receitas que faço, normalmente vai tudo no olhômetro... Mas, dessa vez, resolvi fazer a coisa bem feita e comprei esse kit lindorrerrimo!!!


E comprei também essas caixas-marmita, para controlar as porções do que eu for preparando (e poder preparar coisas com atencedencia e deixa-las prontinhas na geladeira). A parte excelente desses recipientes é que eles podem ir na lavadora de loucas, microondas, freezer...


Vamos ver se essa dieta é "das boas" mesmo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...