quarta-feira, 28 de junho de 2017

Fazendo unha na América





Quando o assunto é manicure e pedicure eu sei que brasileiras em especial, sofrem na América: aqui, os "salões" que oferecem esses serviços são normalmente de vietnamitas que tem "tradição" de fazer unha de um jeito MUITO diferente do que estamos acostumadas...

E essas toalinhas? Outra coisa super brasileira... e quando elas tinham varias manchinhas de esmalte???


A minha experiência brasileira remonta aos anos 80, onde sem frescura (e sem higiene), a gente colocava os pés numa bacia com agua morna e sabão de coco, usava a mesma lixa que todo mundo, e vida que toca!

So faltou a baciona de metal... ou melhor ainda: plástico azul... rs...


Depois, varias regras de saúde começaram a fazer parte do contexto, e não so todo equipamento passou a ser esterilizado (mesmo), como agora tínhamos "sacolas" individuais para os pés, lixas individuais, etc, etc, etc.

A primeira vez que vi uma dessas achei MUITA graça!

Mas o que faz MESMO a diferença: manicures e pedicures brasileiras cavucam até a alma! Não fica nenhuma cutícula pra contar a historia! E na hora de pintar, pode borrar tudo que aqueles palitinhos super afiados entram em cena, e você sai de la com mãos e pés perfeitos! E detalhe: a gente tem um dia e hora marcada t-o-d-a s-e-m-a-n-a com a mesma pessoa, e não tem dessa de ir a qualquer lugar sem tudo perfeitamente manicurado!

Na verdade, eu era conhecida por ser fresca: minhas cutículas centrais são super finas (as dos cantos são mais grossas)... Mas eu era super sensível... ate chorar, eu chorava (de vez em quando, vai...)


Bom, toda essa introdução pra dizer: aqui não é assim.

A parte da higiene tende a ser seguida a risca - até porque se der zica o problema fica sério pro salão. Mas o resto... quanta diferença! Primeiro: unhas naturais são quase exceção a regra - praticamente todas as americanas (e ate muitas brasileiras locais) tendem a ter unhas artificiais, e infelizmente, eu não saberia dizer o nome de todas as técnicas porque eu não curto - mesmo as naturais ainda me parecem artificiais.

Bonito, mas nao é pra mim. Pelo menos, não ainda...


O máximo que ja fiz por aqui foi usar esmaltes de gel, que duram muito mesmo. Mas a unha começa a crescer embaixo e você fica com aquela "falha" na base que não é legal... E pra tirar? Haja acetona! E o motivo principal que me fez parar com as unhas de gel: a unha verdadeira fica SUPER enfraquecida. E olha que tentei varias marcas e técnicas diferentes, e ainda assim, achei que minhas unhas naturais estavam sofrendo - então parei.

Voltemos então aos esmaltes e técnicas tradicionais: os vietnamitas não tiram toda a cutícula - e eu sei que reza a lenda que eles so empurram e tal, mas não é verdade: eles tiram a cutícula, e dão uma limpada geral, mas não é nunca de tarde, a mesma coisa que se faz no Brasil.

A alegria de unhas bem feitas, felicidade dupla!

E a pior parte na minha opinião: a pintura. Pipou, eles pintam so a unha, desde a primeira pincelada até a ultima, de forma que os cantinhos ou não são pintados ou são mal pintados, porque eles não limpam depois com acetona na profundidade que as brasileiras limpam. Então não é que a unha fica feia, mas se olhar de perto, com detalhes, não ta legal. Eu nunca fiz uma unha nesses salões realmente bem feita, igual no Brasil. Nunca. 


Ao longo dos anos aqui, varias vezes fiz as unhas com brasileiras - sempre se acha uma outra que faz. So que 1) normalmente é mais caro, 2) elas não ficam convenientemente espalhadas pela cidade - você normalmente tem que ir na casa delas, ou no salão brasileiro (que pra mim, é longe), e 3) quem diz que tem vaga? 

Voltemos então aos vietnamitas...

Mas a verdade é que, depois de tantos anos, eu ja nem faço tanto caso mais: olho pras unhas recém feitas, mesmo que não tao bem feitas, e me dou por satisfeita... Até porque apesar de todos esses pontos negativos, os salões vietnamitas sempre vem equipados com cadeiras de massagem, eles cuidam muito bem dos braços e pernas quando você faz as unhas (até os pacotes mais básicos de mani-pedi incluem massagem com hidratante e toalhas quentes - os pacotes mas chiques incluem aplicação de parafina, hidratação profunda, massagem com pedras quentes, etc). 


Essa foto é na Tailandia, onde a técnica utilizada é a mesma... mas não da pra reclamar da massagem e do conforto não...


E outra: desde que me mudei pra ca, parei com esse negocio de unha toda semana. Quando a gente esta no contexto Brasil, essa mudança parece super drástica, mas aqui, com tantas pessoas que não estão nem ai, você começa a não ligar tanto também... Resultado: vou no salão uma ou duas vezes ao mes. Durante o resto do tempo, mantenho tudo limpo (e as vezes ate pintado!) em casa mesmo... 

Eu que fiz! Nao precisa estar perfeito - so  de estar limpo e apresentável, eu fico feliz!


Enfim galera, jeito tem... Mas é uma questão de adaptação mesmo. Pra quem estiver so visitando, ate recomendo a experiência, porque acaba sendo bem relaxante e curiosa...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...