segunda-feira, 16 de março de 2015

Aviso: a dieta do Mediterraneo não é uma dieta

Achei melhor começar assim pra deixar bem claro que se o seu objetivo é perder muito peso, rápido, sem exercícios físicos, e comendo galaktobureko como se não houvesse amanhã, esse post não é para você. Mas deixo aqui uma foto e um link pra receita de galaktobureko, um dos melhore doces que já comi na vida:



Tenho lido muitos artigos sobre a “Mediterranean Diet” e seus incríveis benefícios. A base da dieta é composta de frutas, vegetais e peixes, tudo fresquinho, nozes, grãos integrais e vagens, azeite - o “rei” da festa - e, preparados para o grand finale? VINHO!


Como expliquei no início, essa não é uma dieta milagrosa para perder medidas, mas é extremamente benéfica a saúde, e seus efeitos tem vida longa – é uma das dietas recomendadas para evitar cancer, Alzheimer, doenças do coração...


Pense numa imagem da Grécia. Fora os deuses gregos, as águas azuis contrastando com a paisagem, e os monumentos históricos, sabe qual é uma cena fácil de adicionar ao cenário? Uma tiazinha sentada na porta de casa, com aqueles trajes típicos, catando vagem.


Essa é uma imagem importante porque os gregos, assim como a maioria dos europeus, tratam a alimentação de uma forma completamente diferente da nossa: o conceito de fast food não cola muito por aquelas bandas. Lá, não se come só por comer: as pessoas encontram um prazer na comida que vai além do “encher a pança”, e a preocupação com a saúde é tema de domínio comum. Como consequência, a vitalidade e o envelhecimento saudável são realidades corriqueiras. Lá, todo mundo é highlander e vive pra sempre. Lá, não comem por esporte...

(a ESPN oferece cobertura integral dessa nojeira)

O fato é que eles aprenderam a dividir e balancear os grupos alimentares como ninguém,  e o segredo de tudo nessa vida está no equilíbrio...  Logo, uma das premissas dessa dieta é um cardápio diversificado, sem muitos “nãos”, mas com comedimento. Por isso digo que essa não é uma dieta para emagrecer, apesar do que, sim, ela também emagrece. Mas só no começo... Uma vez adaptado, acho que o corpo estagna num ponto em que somente o corte da quantidade ingerida resolveria...


Toda vez que quero perder peso sem sofrimento, adoto essa dieta, e toda vez, ela funciona como se tivesse sido feita sob medida. No dia-a-dia adoto 70% desse cardápio, e apesar d’eu não ser magra – nunca fui – também não estou acima do peso. E mais importante: eu NUNCA fico doente. Tenho uma saúde excelente, e nada me derruba. Não pulo a sobremesa, queijos são praticamente meu oxigênio gastronômico, e vinhos... oh well, falarei de vinhos separadamente, repetidas vezes, outra hora.

Mas o fato é que essa é a dieta que eu super-recomendo... E pode contar comigo para receitas: em breve algumas estarão por aqui...

Um comentário:

  1. Xará!!!!! Como que vc nao me avisa que voltou? Adoro suas postagens... Não some dessa vez tá! Bjs

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...