sábado, 7 de março de 2015

Guia completo para jardineiros iniciantes (ou como não matar suas plantas em 2 dias): TULIPAS

Muitos anos atrás, fui a Amsterdã com minha amiga linda do coração Hosana:

Pensa numa gente feliz...

Lá, me deparei com tulipas. Tulipas de verdade. Até aquele momento, tulipas eram unicórnios: eu achava lindo, mas nunca tinha visto ao vivo...  A foto abaixo, tirada na ocasião, talvez não mostre nada demais aos olhos acostumados com essas belezas, mas para mim, foi TUDO:

Desde então, morei na Europa e, agora nos EUA, e nunca mais perdi essas belezuras de vista: elas estão por toda parte, aqui e lá. No Brasil, sei que é possível encontrá-las, já que meu buquê foi um misto de tulipas e lírios:



Mas fora essas ocasiões especiais, é difícil entrar em uma floricultura brasileira e encontrar as flores ou os bulbos para plantar (ou pelo menos era, vide o drama das tulipas no meu casamento,  que é outra história...); enquanto aqui, qualquer supermercado carrega uma vasta opção de tamanhos, formatos, cores:



Apesar de serem perenes, eu nunca consegui manter minhas tulipas plantadas vivas por muito tempo... Eu ja plantei a partir dos bulbos, e esperei-as crescer completamente:







O ciclo completo durou aproximadamente 2 meses


Eu ja plantei os bulbos com flores – e elas até resistiram bem, aproximadamente 4 a 5 semanas:







Tentativa 1, até falei disso num post, nos idos de 2011... Outdoor, mas dentro da area protegida por tela



Tentativa 2, totalmente indoor

Se plantadas a partir da semente, elas podem demorar quase uma década para florir! Então, eu sempre escolhi plantar a partir de bulbos – que eu sei que são, em sua maioria, estéreis, por serem híbridos para o comércio...

Mas enfim, duas coisas que sei sobre plantar os bulbos: 1) tem que ser indoor. Os bichinhos adoram comer o bulbo da tulipa, e aparentemente, nós humanos, podemos também. Dizem que são excelentes substitutos de cebola!
 
Pelo menos a cara parece...


2) não super-hidratar: as tulipas não amam água... Eu tenho uma tendência de afogar minhas plantas – é a causa número 1 de assassinatos na minha casa... Apesar dos altos índices de mortalidade, eu ainda tenho esperança em cultivar tulipas com sucesso durante o ano todo... Quem sabe, um dia...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...