terça-feira, 31 de março de 2015

Guia completo para jardineiros iniciantes (ou como não matar suas plantas em 2 dias): AZALÉIAS

Eu sempre gostei de ter flores frecas em casa, mas apesar do aroma e da belezura, eu morro de pena quando elas morrem. Eu normalmente nem tiro do vaso – peço pro maridovski tirar, porque eu fico chateada de verdade...

(snif...)

E a verdade é que eu fico num mix de ansiedade e frustração quando as plantas tem que florir, porque, bem, porque eu sou assim.
Até que um dia, casualmente, cruzei com um vasinho cheio de folhas verdes pequenininhas, e fui investigar mais de perto, e descobri que eram azaléias.

Essas folhinhas verdes sao lindas!
E elas podem ser de tantas cores... ate azul!


Tem cores mais basicas tambem... como esse rosa (que acredito ser "rosa cor de flor")

Bom momento para relembrar e ressaltar que sim, estamos falando de um nivel super iniciante de jardinagem, nivel "nao sei diferenciar uma coisa da outra"... Mas vamos la...

Azaleias gostam de um clima mais quente – nada de frios absurdos. Entao na Florida (ou no Brasil), eles se adaptam bem. Elas nao gostam de solo muito molhado (um probleminha aqui na Florida), entao eu deixei uma no vasinho: 



E as outras eu plantei numa area menos irrigada, na entrada da casa. 




Alem disso, se ficarem numa area com menos sol, melhor...


Achei o lugarzinho perfeito!
Uma coisa que acho que é regra numero de jardinagem é a poda: tem que podar todas as plantinhas... É importante para o crescimento continuo, alem de evitar que elas tenham formatos malucos...

Eu tenho e uso esse kit, da linha PINK - parte das vendas vai para estudos sobre cancer de mama

Regar plantas é sempre um mistério: umas tem que ser no pratinho, outras na raiz, outras nas folhas. As azaleis gostam de “tomar banho” entao eu molho de cima pra baixo (normalmente ficam aquelas gotinhas lindas nas folhinhas)... E tambem tento faze-lo de manhã, porque aqui é muito humido, e pode dar mofo na coitada...


Drama-free


Enfim, nao parecem muitas regras (ou dicas) mas sao pequenas coisinhas essenciais, e vejam:

Elas forescem lindo!


E dao aquela vida pro ambiente (sem a despressao pós-morte das flores... )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...