quarta-feira, 9 de novembro de 2016

5 razoes para nao entrar em pânico com a vitoria do Trump

E ai o Trump ganhou as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

E apesar de eu não ser afiliada a nenhum partido, acreditava - e ainda acredito - que a Hillary era uma melhor opção do que o Trump. Porem, a possibilidade da vitoria dele era real, e agora temos o resultado concretizado: Donald Trump é o 45o. presidente eleito dos Estados Unidos - e aqui vao 5 razoes para não entrar em pânico:


1. 



Pessoal, podemos nao gostar do resultado e tudo mais, mas não é interessante ver a vitoria da maioria? Quem exerceu seu direito ao voto e foi ate as urnas merece a verdade, e não manipulação de interesses. Eu acredito nesse processo e, independente de qualquer coisa, fico feliz por ter feito parte desse momento.



2.


Como pessoa racional, eu d-e-t-e-s-t-o histeria coletiva. Esse monte de matéria que tenho lido tratando essa historia como o Armageddon me deixa triste porque não estão acrescentando nada a situação. Por exemplo, eu ja li alguns artigos diferentes falando que podemos dar adeus aos nossos 401(k) - nossas aposentadorias privadas. Serio? Isso é coisa de se noticiar? 401(k)s são opcionais e privados: fundos de investimentos mistos aplicados coletivamente, e a longo prazo. Isso significa: fora algumas exceções, se voce retirar seu dinheiro antes da hora, uma multa (pesada) sera aplicada. E os jornais, noticiando que o 401(k) sofrera com a vitoria do Trump, acaba dando uma dica (furada, na minha opinião) pras pessoas sacarem seus investimentos. E gente, se o fundo é coletivo, quanto mais investidores sacarem seus fundos, menos rendimentos o fundo como um todo tera... Estão entendendo? Trata-se de uma roda, interligada, uma coisa afetando a outra...  O momento é de olhar pro futuro com confiança, e não de gerar mais caos.


3.



Eu sei que o Trump falou um monte sobre muros e guerras, etc, etc, etc, mas existe controle de poderes (checks and balances) exatamente para prevenir decisões que sejam ignorantes, egocêntricas, mal informadas... Não duvido da capacidade dele de governar, mas sempre duvidei da capacidade dele de controlar o próprio temperamento. Porem ele foi eleito presidente dos Estados Unidos, e não meu melhor amigo. O temperamento dele provavelmente ira afetar sim muitas decisões políticas nos próximos anos, mas isso não é motivo para colocarmos mais lenha na fogueira. Mais uma vez, vamos confiar no estado democrático americano e no exercício dos poderes de controle do congresso.


4.

Nao ter medo de mudança é para poucos, especialmente quando estamos comfortáveis. Na minha opinião, o governo do Obama foi marcado pelo progresso ideológico e pela recuperação da economia. Porem também houveram pontos negativos como acordos e planos polêmicos (TPP, Obamacare...). Alem disso, a falta de entendimento entre o presidente e o congresso gerou vários gridlocks, que são os embates politicos que acontecem quando o executivo não consegue entrar num acordo. Por exemplo, uns anos atras, o orçamento publico estourou, e eles não conseguiram chegar num consenso em tempo de pagar contas. O resultado foi o fechamento de vários serviços públicos não fundamentais, como os parque nacionais (Grand Canyon, Yellowstone, etc) por falta de grana. Isso aconteceu varias vezes, em vários assuntos, e vários níveis. Com a Hillary talvez isso fosse ficar ainda pior. Agora, que a maioria é republicana E o presidente também é republicano, a expectativa é que eles vão conseguir fazer os planejamentos de forma bem mais simples, e dentro de um consenso mais pacifico. Ou seja: pode ser que eu e muitos americanos não concordem com as mudanças que ainda vão ocorrer, mas pelo menos elas serão feitas de forma um pouco mais eficiente. E gente: time is money. Eficiência é chave para evitar gastos desnecessários.


5.



Gente, é claro que as minorias ainda terão poder de voto, e eu particularmente acredito que os democratas e independentes são menos radicais do que os republicanos, e terão capacidade de enxergar a situação como um todo, e agir de forma a impulsionar o processo de crescimento do pais, e não de regressão, que é ruim pra todo mundo. Um novo ciclo presidencial, independente do resultado, ainda é sinal de progresso, então vamos continuar indo adiante, e com esperança no futuro, que será sim diferente do que muitos imaginavam, mas não necessariamente pior...  Vai que a gente se surpreende?


Um comentário:

  1. Muito bom poder ler uma versão de quem tem bom senso e está bem pertinho de tudo que está acontecendo!

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...