domingo, 6 de novembro de 2016

Fragrâncias, essências e cheirinhos

Sabe aquelas conversas onde alguém fala: “eu sou muito visual!”? Pois então, eu sou muito ligada a cheiros: eu lembro do cheiro da casa onde eu morei quando bebe, não sei bem definir o que é, mas as vezes sinto ele por ai, e varias memórias vem a tona…

Não que eu me lembre desse dia, mas eu lembro dessa casa, da cortina, dos armários, e desse "totol" de Mickey previsor de futuro (totol = velotrol)

Eu passei uma boa parte da minha vida pedindo aos meus pais pra ter um cachorro, e minha mãe ja sabendo que eu gostava de andar sempre cheirosa e perfumada, argumentava que “cachorros fedem” e me aterrorizava com a ideia de que eu ia ficar com cheiro de cachorro. Anos depois, ja adulta mas ainda morando com meus pais - e ainda querendo um cachorro-, minha mãe usou esse mesmo argumento do cheiro de cachorro, e eu respondi: “não mãe, o cachorro vai ser cheiroso como eu!”


Entra em cena Duquesa - a cachorrinha mais cheiruminhos do planeta!


Todas as visitas que fiz aos Estados Unidos antes de me mudar de vez pra ca foram marcadas por um comitê olfativo de “boas vindas” - eu juro que os aeroportos dos Estados Unidos tem "cheiro de Estados Unidos"! E essa sensação de chegar aqui e sentir esse cheirinho esta associada com lembranças maravilhosas e experiências incríveis!

Agora, morando aqui, sei que todos os lugares que frequentamos no nosso dia-a-dia - escritórios, consultórios, supermercados, parques, etc - tem um cheirinho, e não é por acaso: as pessoas aqui são super ligadas nisso, não tem dessa de voce entrar num banheiro com cheiro de agua sanitária.

O produto mais parecido com agua sanitária aqui é o Fabuloso, e o tipo mais comum é o que tem cheiro de lavanda (!!!)


O negocio é tao serio que alguns lugares tem os seus “aroma signature” ou seja, um cheirinho especial, exclusivo daquele lugar. Por exemplo, se voce ja se hospedou ou visitou um hotel da rede Four Seasons, voce deve ter percebido que a fragrância MARAVILHOSA desses hotéis esta presente em todos os lugares: no lobby, nos quartos, nos banheiros… Pois bem, cada hotel da rede tem um aroma para cada localidade: desta forma o aroma Four Seasons Chicago é diferente do aroma do Four Seasons Miami. 

Vai ai um cheirinho do Four Seasons Prague?

Alguns ate falam de “scent branding”, ou seja, voce reforça a sua marca (e a presença da sua marca) na cabeça do cliente via aromas… (para ler mais sobre isso, olha esse artigo da Bloomberg). Pro pessoal da Disney, acho que isso é conceito antigo, afinal é so entrar no Magic Kingdom e aquele cheirinho especial (que eu acho que é de casquinha de sorvete sendo assada na hora) imediatamente nos invade e tudo fica mais feliz!

A Columbia Fragrance Co inclusive vende um aroma chamado Walt's Wonderful World,  que replica o aroma de alguns dos resorts de luxo da Disney, como o Bay Lake Tower e o Grand Floridian.

O fato é: eu sou mega-ligada nisso, e na minha casa não falta uma vela aromática, plug in, um spray aromatizador, ou pot-pourri: tem de tudo!  

A Bath and Body Works vende vários tipos de aromatizadores pra casa e para o carro. Por muito tempo, eu comprei os plug-ins deles e os tinha espalhados pela casa toda, ate que descobri que não é bom manter plug-ins nas tomadas próximas ao chão, pois o liquido pode ser toxico para os bichinhos em casa. Agora, de la, compro apenas velas (as de 3 pavios, que queimam melhor e produzem a fragrância mais intensa):

Essa vela de Mahogany Teakwood é a nossa "Old Faithful": sempre temos essa fragrância em casa, pois trata-se de um aroma atemporal. Me lembro um pouco o cheiro das lojas da Abercrombie & Fitch.


Ja a Fresh Balsam é um exemplo de vela festiva - eles vendem essa fragancia o ano inteiro, mas em épocas especiais eles "enfeitam" a embalagem das velas, assim elas ficam bonitas expostas também. Esse cheirinho é o cheirinho de uma arvore de natal fresca, como dos pinheiros de Campos de Jordão...


No momento, estamos usando as velas de outono, que alem de cheirosas, vem em embalagens lindas de folhas secas e tons alaranjados, perfeitos para a estação. 

Fora as velas, eu uso outras técnicas, como "cozinhar" ingredientes que geram aromas naturais:


Eu A-M-O o cheiro da Williams-Sonoma, e descobri varias "receitas" para replicar o aroma em casa: so colocar na panela  limão, baunilha, oleo de coco e canela, ou cravo, canela, laranja e outras especiarias... Não falha!

Outro cheiro "natural" maravilhoso: cookies! Aquele cheirinho de açúcar mascavo, chocolate derretido... é a tática perfeita  para "limpar" a casa depois de assar um salmão ou outros alimentos de cheiro forte.

Apesar dos preços normalmente proibitivos (estamos falando de 30 dólares pra cima), eu gosto muito também dos difusores:

Os da Pottery Barn são um arraso! No cheiro e no preço... :(

Esse é da Pier 1, e é o que esta no momento na entrada da minha casa - com cheirinho de lavanda (claro!),  esse é um dos que apresenta melhor custo beneficio: um potinho desse dura uns 4 meses brincando!

E os pot-pourri que alem de cheirosos, são lindos?

Esse nas cores e cheiros do outono, feito em casa, com laranjas, canela, sementes de groselha, cravos...

Por alguma razão, eu gosto mais de usar potpourri durante a primavera - não sei se pelas cores, ou porque estamos saindo do inverno e o clima quente potencializa os aromas...
Eu gosto muito também de aromatizadores de ar em spray: são práticos  resolvem o problema imediatamente, e tem o poder de mudar o meu humor!

O Febreze é super popular aqui nos EUA,  e aromatiza nao so o ar como também tecidos, carpetes... Perfeito pro toque final depois de limpar a casa!

Outro da linha popular e pratico, o aromatizador de spray automático da Glade: so colocar a garrafa de spray dentro desse potinho, ajustar a frequência dos jatos (10, 20 ou 30 minutos - mas pode ser feito manualmente também), e voila! O ambiente sera mantido perfumado!

E esse é um dos maravilhosos aromatizadores de ambiente que ja comprei na vida: o cheiro das lojas do Projeto Tamar. Um mix de frescor e calma... Não sei explicar, so sei que é um sonho!


E por fim, o home spray da Costume, que eu so encontro em Sao Paulo, mas que vale super a pena porque é um dos melhores cheiros que ja senti na vida!







3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. It has been a long time I don't pass by here and what a surprise to find this text. I don't know if fortunately or unfortunately but smell is my strongest sense. I can recognize places and people by their smell and I can pick smells very easily. =)
    Many ideas to exchange about this topic...maybe one day when we meet...
    Beijos,
    Dane Helen

    ResponderExcluir
  3. Quero comprar um o aromatizador Tamar. Como?

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...