segunda-feira, 6 de março de 2017

Lavando roupa na América



Sou apaixonada pela forma como os americanos normalmente dedicam um cantinho especifico nas casas e apartamentos para maquinas de lavar e secar - muitas vezes num espaço disfarçado de armário, outras vezes com umas "facilidades" que nunca nem passavam pela minha cabeça brasileira que sempre pensa em varais e sol pra secar roupas...

Area de serviço mais tradicional, com espacinho pra passar roupa e muitos e muitos armários pra esconder a bagunça...

Achei super legal essa ideia de "economizar" espaço empilhando as maquinas, pra criar um cantinho pet - inclusive com lugar especifico pra dar banho no amigao.. Genial!
E nos apartamentos aqui, as maquinas são normalmente "escondidas" dentro de armários - mas nem por isso fica uma área menos charmosa - ou, no caso dessa foto, organizada!


Mas aqui nos EUA, apesar de existirem sim casas com varais, a maioria esmagadora da população recorre a lavadoras E secadoras de roupas - especialmente em área com inverno bruto, que não da pra esperar o sol sair pra lavar - e secar - roupas... E enfim, é uma dessas comodidades que a gente rapidinho se acostuma...

Esse é um tradicionalíssimo varal americano... Alguns dos nossos vizinhos aqui da roça usam desse... 


Nao é novidade que sou doida numa lavanderia lavanda. Usamos esse esquema de cores na casa que reformamos pros meus pais (falei sobre isso aqui), e na nossa casinha atual, onde fiz basicamente a mesma coisa, com um pouco mais de cor:

Pra quem duvida das minhas habilidades de pintar uma casa... 

Rolou ate uma "accent wall" DENTRO da lavanderia (ok, ok, usei meio de teste pra ver se a técnica de colocar fita crepe na parede pra pintar faixas rolava mesmo... e rola!)

Porem hoje, alem da decoração, queria falar um pouco sobre como funciona a lavagem de roupas por aqui... Teoricamente, é a mesma coisa: coloca o detergente, o amaciante, liga a maquina, e ponto final. So que, alem de uns ciclos especiais, as roupas aqui saem da maquina de lavar e vão direto pra maquina de secar, o que pode "estressar" um pouco a roupa... Inclusive, quando cheguei aqui cheia de roupitchas made in Brazil, me ferrei: nossos tecidos não são preparados para encarar uma maquina de secar, então muitas roupas encolheram. Tipo, muito. 

Tipo isso mesmo... Mas ate algumas roupas daqui encolhem também...


Nossa primeira descoberta reveladora foi que lavadora e secadora com abastecimento frontal lavam e mantêm melhor a roupa, do que aquelas que você coloca as roupas por cima:

Essa é uma questão filosófica aqui... mas a lógica está por trás da forma como a roupa roda dentro da lavadora - e a conclusão é que se a roupa rodar verticalmente, ela fica mais limpa. Isso não rola na Top Loader, porque ela roda na horizontal, então a roupa não "bate" verdadeiramente, e as fibras não soltam da forma como devem pra uma limpeza profunda... Faz sentido ne?


Para lavar roupas, por muito anos, usamos os detergentes líquidos junto com amaciante, e de vez em quando, usando branqueadores:

Detergentes líquidos vem assim, nessas embalagens de cores muito vivas...

Dai, comprei esses "dispensers" que na verdade, são pra sucos e bebidas de maneira geral, e coloquei o detergente e amaciante dentro pra ficar combinando com o esquema de cores lavanda... So que agora aposentei-os e eles estao morando temporariamente la no pátio... 



Hoje em dia, usamos esses pods que são super praticos: so jogar no meio da roupa, e eles ja fazem TODO o trabalho!

Como bons brasileiros, na hora de construir nossa casa, pedimos para colocarem encanamento para um tanque: ate hoje não entendo como esse povo vive sem! E é nele que eu lavo peças delicadas, na mao, com detergente delicado também:

Antes era o detergente da Victoria's Secret. Agora que ele saiu de linha, uso um detergente da Purex para bebes... 

E, claro, em cima do tanque, um varalzinho micro, porque no fim das contas, é muito conveniente ne?

Para secar roupas na secadora, o mais pratico dos produtos são os drying sheets: papeizinhos descartáveis que vc joga dentro da maquina, e que amaciam e perfumam as roupas... 



Sai tudo bem quentinho, entao se você der um "sacode" a roupa fica lisinha, não precisa muito passar. Outra técnica, são utilizar bolinhas para secagem, que ajudam também a soltar as fibras dos tecidos:

Ja tivemos essas de plastico, que você satura de agua (por dentro da bola, tem uma abertura do outro lado) e joga junto com as roupas.


E tem essas de lã que eu to doida pra experimentar... Dizem que ajuda a controlar a estática nas roupas... 


E claro, existem sacolinhas especiais para roupas mais delicadas, mas a gente quase nunca usa - roupa delicada acaba indo pro varal...


Por fim, temos a conveniência dessas prateleiras (que vem em quase todas as lavanderias), que da pra colocar os produtos em cima, pendurar cabides, etc.


Viu porque eu nao queria aquelas garrafas de detergente em cima da prateleira? Não ia fica legal... e agora que uso pods, eles ficam dentro de uma das cestinhas, e o resto, guardado nas caixa branca...


A "fila" de roupas a serem passadas vai se formando...


E dentro dessas cestinhas, alem dos pods, eu deixo toalhinhas com essências (de lavanda, lógico) que da pra usar nas roupas e na limpeza da casa de maneira geral...




Nem tao diferente, mas nem tão igual ne?











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu contas, ele conta...