Eu sei que as previsões não são positivas e as chances da gripe suína se tornar uma coisa ainda maior e mais barulhenta do que já é, são grandes.
Mas eu não entendo por que fica todo mundo tão desesperado com uma DOENÇA QUE TEM CURA.
A questão do diagnóstico pode até ter sido um problema quando essa história começou. Mas agora é possível a identificação rápida e um tratamento bastante objetivo. Note-se que antes do Tamiflu, alguns muitos casos foram resolvidos com a administração de antibióticos comuns. E realmente, é preciso entender a gravidade dos efeitos desta nova gripe em gestantes, mas até onde entendo, muitas doenças comuns (como rubéola) tem seu efeito multiplicado em grávidas, podendo causar a morte com muito mais facilidade. E ok, é uma pandemia, epidemia, pandemoníaca, mas também estão nessa categoria o vírus do HIV (que não tem cura) e a dengue (epicagada nacional).
Só para se ter uma idéia, o Espírito Santo em 2009 já registrou quase 50 mil (mil, gente, mil) casos de dengue, dentre os quais 42 foram fatais, além de outras 18 mortes que ainda estão sendo investigadas. Comparativamente, até agosto o Brasil (inteiro) registrou um total de 192 mortes pelo vírus H1N1.
Fatos: O Brasil lida com a dengue desde 1600 e alguma coisa. Se a dengue existisse na Europa ou nos Estados Unidos ou no Canadá, ia ser uma coisa a la ebola. Lembram do ebola? Pois é.... ninguém fala mais disso, e teve uma época que todos achávamos que íamos morrer por mordidas de macacos malignos...
Ironias à parte, meu ponto é que no Brasil lidamos com mortes por violência em nível epidêmico. O mesmo vale para acidentes automobilísticos causados por, dentre outros fatores, o desastre que são nossas rodovias. Isto sem citar as tantas outras mortes desnecessárias por falta de atendimento hospitalar. Ou saneamento básico (olha a dengue aí!). Ou até mesmo, a morte por falta de comida.
E o que me enlouquece é que as matérias sobre gripe suína tomam conta da mídia nacional que faz um alarde e fala de volta as aulas, e de blablabalblablablablas enquanto no Senado... ahn... o que mesmo?
Então não venham me encher a cabeça porque em breve vou pro México (onde tudo começou) e moro nos Estados Unidos (primeiro lugar em índice de mortalidade pelo H1N1), porque posso profetizar que antes mesmo de terminarmos a contagem dos brasileiros mortos por outras causas COMPLETAMETNE CONTROLÁVEIS, a gripe suína vai ser apenas e só mais uma simples e pura gripe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu conto, tu contas, ele conta...