segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cegos que, vendo, não vêem


Fui surpreendida este fim de semana pela reforma de uma das estradas mais utilizadas no Espírito Santo, que leva a um dos destinos turísticos mais procurados pelos capixabas: Pedra Azul. A estrada continua só com uma pista, mão e contramão, mil curvas e poucos trechos de ultrapassagem. Entretanto, pelo menos o asfalto foi reformado, o que dá um certo alívio.

Como tudo não são flores, na volta de nosso passeio, um caminhão caiu ribanceira abaixo. E apesar de não termos visto o acidente, vimos a carga espalhada em mais ou menos 1km de barranco, indo parar numa plantação de bananas. Aquele trânsito bizarro, os eXXXpertos cortando pelo acostamento, e muitos curiosos parando seus carros para tirar fotos e... saquear a carga! Eram roupas de cama, edredons, e outros aparatos para o quarto e as pessoas saindo com caixas e peças caindo no acostamento, apressando de volta para seus carros, e sorrisos de quem havia ganhado o dia.

Fiquei indignada com o ato em si, que me lembrou muito uma cena do "Ensaio sobre a cegueira" de Saramago, onde num certo ponto, as pessoas são vistas como animais de esgoto. Não que eu tenha pensado isso das pessoas que estavam furtando a carga - sim, furto, crime previsto pelo nosso Código Penal.

Mas certamente pensei isso dos policiais sorridentes que enchiam os porta-malas dos dois carros da Polícia Federal Rodoviária de edredons, travesseiros e afins.

Um comentário:

  1. Dani!! Tb vi a cena, estávamos voltando do sítio...
    A falta de ética - e de escrúpulos - é gritante!
    Ah, reativei meu blog tb, veja lá:
    www.bomsensoemformadegente.blogspot.com
    bjsss

    ResponderExcluir

Eu conto, tu contas, ele conta...